creative strategies for people

10 vantagens de usar um Armário Cápsula Profissional

Criar um Armário Cápsula Profissional, pode parecer um desafio, mas acredite que é muito mais simples do que pensa. 

A velha questão do que vai vestir, a sensação de não ter roupa que gosta e parece que nada lhe assenta bem é familiar? Acontece com muita frequência e quando pensamos que em contexto profissional o foco deve ser outro.

Podemos resumir em 3 passos para criar o seu Armário Cápsula, basta querer!

Vamos pensar de forma prática, quais as vantagens que poderia ter ao usar o método de Armário Cápsula, mas em contexto profissional?

It´s better to have fewer things of quality than too much expendable junk.

Rachel Zoe

As 10 vantagens do Armário Cápsula Profissional:

1. Poupar tempo. Quando se prepara para determinada situação, já tem os seus looks pensados.

2. Usar um estilo adequado aos seus objetivos de carreira. Usar a imagem profissional para promover as suas competências, saber comunicar com o mercado de trabalho e trabalhar a sua reputação, ou seja, como quer os outros o vejam. ⁠

3. Poupar dinheiro⁠. Vai aprender que precisa de menos roupa do que até então achava. Lembre-se que quantidade não é sinonimo de qualidade.

4. Evitar compras desnecessárias⁠. Vai eliminar aquelas compras de impulso, ou porque a razão é o ser barato, ou porque não refletiu nessa compra. Precisa de usar o critério de usabilidade para comprar. Faça a pergunta simples, preciso mesmo de comprar?

5. Ter um armário organizado⁠. Uma das regras básicas é que só entra uma nova peça se vai substituir outras, por isso vai manter tudo organizado de forma simples.

6. Criar um espaço fluido no armário⁠, onde consegue ver todas as suas peças e mais facilmente as combinar.

7. Usar a imagem profissional para fazer brilhar as suas competências⁠. Defina o estilo que mais se adequa á sua personalidade, o que melhor representa as suas competências chave. Vai comunicar de forma estratégica para atingir determinado objetivo de carreira.

8. Usar peças adequadas ao seu tipo de corpo⁠. Aprenda a vestir o seu corpo, existem peças que pelo corte vão transmitir uma sensação de conforto e segurança. 

9. Saber escolher as cores, tecidos e padrões para o seu tipo de pele. Existem cores que lhe são mais favoráveis, faça um teste simples no espelho, com luz natural, com várias peças que usa, e veja o impacto que tem no seu rosto. Vai ser uma surpresa!

10. Saber usar a imagem profissional para promover a sua marca pessoal⁠. São vários os pilares que constituem um processo de Personal Branding, a marca pessoal e a imagem são dois deles. A Marca Pessoal é a sua essência, a sua identidade, os seus valores, a sua missão. Quando trabalha este pilar vai ter impacto profundo na sua carreira, assim fazer o alinhamento da marca com a sua imagem vai garantir uma simbiótica relação entre ambos.

As vantagens são imensas, a lista poderia continuar! 

Pela minha experiência a maior dificuldade é começar, mudar hábitos, sair da acomodação de não ver o poder que a imagem profissional tem na carreira de qualquer profissional, sempre de forma genuína. Vamos para criar o seu Armário Cápsula Profissional?

 

Com carinho,

Raquel

Partilhe este artigo com quem gosta e precisa de ler isto:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Artigos relacionados

sobre mim

people. style. design.

Gosto de conversas sentidas e com sentido.

Formação

Formação Online

Conheça agora as formações disponíveis para si.

DAY BY DAY AGENDA

Plan and Feel your Life.

A Day by Day Agenda é produzida no Porto. É uma agenda criada por mim para si. Conheça já em pormenor.

ARTIGOS RECENTES

categorias

SUBSCREVA A MINHA NEWSLETTER

Irá receber os últimos posts, estratégias e ferramentas!

Vamos falar?