creative strategies for people

3 Diferenças entre Marca e Branding Pessoal.

Qual é a diferença entre Marca e Branding? Tem o mesmo significado? Ficou confuso? Vou explicar 3 diferenças entre Marca e Branding, muitas vezes confundidos e isto acontece porque não temos uma designação mais clara em português e pode levar a interpretações erradas. Vamos esclarecer isto?

 

✔️ A sua Marca é como é percebido, enquanto que Branding é um conjunto de ativos da Marca e o processo de construção da mesma, por isso se diz processo de Personal Branding porque trabalha vários pilares.

✔️ A sua Marca é sobre o que os outros dizem sobre si, e isto só pode acontecer se tiver uma mensagem consistente sobre si e sobre o que representa, já Branding é sobre estes ativos, a Gestão da Marca, por exemplo os canais que utiliza para representar e comunicar a sua marca, exemplos disto sãos as fotografias que usa, website, canal de youtube, o seu perfil no Linkedin, Instagram, Facebook e outros que possa utilizar.

✔️ Quando inicia um processo de Personal Branding trabalha as duas, porque precisa que ambos estejam claros, definidos não podem ser trabalhados de forma isolada. Não consegue planear o seu Branding sem definir a sua Marca.

Os meus clientes trabalham comigo Marca e Branding. Começamos com as sessões de estratégia para esclarecer a Marca e assim desenvolver uma série de ativos de Branding que vai desde a fotografia de perfil, optimização do Curriculum/perfil do Linkedin até a Consultoria de Imagem, os métodos e técnicas aplicados dependem do objetivo pessoal e profissional de cada um.

A imagem quando entendida como uma extensão da personalidade e usada para comunicar as suas competências torna-se num ativo poderoso da sua Marca.

Um dos erros mais comuns que vejo acontecer é o pensar que o Branding passa apenas por ter um logótipo, por um feed bonito ou usar trendy looks. Acredite, é muito mais do que isto, ou melhor muito mais profundo do que isto.

Deixo algumas questões para pensar como está o seu Branding:

  • Qual o seu propósito?
  • Qual a sua história?
  • Qual a experiência dos seus clientes?
  • Como trabalha a emoção na relação com a sua comunidade?
  • Qual a sua diferença no mercado?
  • Qual o seu posicionamento?
  • Qual o desejo que cria no seu cliente em trabalhar consigo?

Ainda com dúvidas? Pode agendar aqui uma sessão gratuita de 30 minutos comigo para entender o potencial da sua Marca.

Com carinho,

Raquel

Partilhe este artigo

Artigos relacionados

sobre mim

liderança. personal branding. imagem profissional.

DAY BY DAY AGENDA

A agenda que trabalha a sua Marca Pessoal.

A Day by Day Agenda é produzida no Porto. É uma agenda de autor criada para ajudar a trabalhar a sua Marca Pessoal.

ARTIGOS RECENTES

categorias

SUBSCREVA A MINHA NEWSLETTER

Irá receber os últimos posts, estratégias e ferramentas!

Vamos falar?