creative strategies for people

8 dicas para Trabalho Remoto

Em Portugal uma grande parte das empresas não tinha uma cultura de trabalho remoto definida, reagiram a uma pandemia como forma de sobrevivência. Muitas fizeram o que sabiam, como podiam, outras rejeitam esta opção ainda coladas a uma forma conservadora de trabalho. 

Precisamos de Gestão de Pessoas assente em objetivos, claros e bem definidos para ambas as partes, identificar quais as tarefas necessárias para serem alcançados e não ver o desempenho medido por um horário das 9 às 18h. A empresa pode trabalhar tantas vertentes com a sua Equipa e assim aproximar, desenvolver o compromisso com a estratégia do negócio. 

A flexibilidade, uma melhor gestão de tempo, um maior equilíbrio da vida profissional e pessoal são algumas das vantagens do Teletrabalho. As empresas precisam de criar, desenvolver e promover uma nova experiência de trabalho.

Raquel Soares

Remote Work . Home Work

O que pode fazer já?

1. Fazer um novo design das funções existentes.

2. Analisar as competências (soft e hard) de cada colaborador.

3. Ensinar/definir boas práticas de trabalho remoto.

4. Mudar o mindset de que agora nada funciona com as alterações que estamos a viver. 

Funciona, apenas temos que aprender e sobretudo criar soluções que funcionem.

5. Repensar a experiência que o nosso colaborador tem ao trabalhar de casa e manter o contacto com a empresa. Os encontros de “sexta feira” não devem ser obrigatórios, mas sim incentivar e criar condições para incentivar as suas Equipas a organizarem informalmente estes encontros.

6. Definir planos de adaptação do espaço de trabalho em casa para cada trabalhador. Ensinar a organizar, decorar, self-care, etc., muitas empresas criaram fundos de apoio para bens necessários, como cadeiras ergonómicas, mesas. Precisam de perguntar e preocupar como estão e do que precisam.

7. Para todos os profissionais, iniciar o dia com sapatos, nada de pijamas, organize o seu espaço o mais confortável e agradável possível. Crie horários, rotinas ajustadas ao seu novo espaço de trabalho. A motivação é contagiante, mas a falta dela muito mais.

8. Nada de comida perto do seu espaço de trabalho, obrigue-se a fazer pausas para refeições, aproveite e combine almoçar online com um amigo, vai fazer maravilhas a ambos!

Estamos com 10 meses desta experiência para os que começaram a trabalhar a partir de casa, em março com uma experiência que não foi de todo Teletrabalho, e infelizmente ainda num processo de aprendizagem, que se tornou doloroso pela drástica mudança, pela rejeição do que é novo e cada vez mais com impacto num desempenho menor.

Não tem de ser assim, existem imensas vantagens. A imagem da preguiça e do conforto estão a encobrir muitos conflitos internos do profissional, que por ser tudo novo nem consegue quantificar os danos que está a trazer para a sua casa, para o seu trabalho em suma para a sua vida.

Estamos a braços com outra paragem vamos torná-la mais produtiva.


Com carinho,

Raquel

Partilhe este artigo com quem gosta e precisa de ler isto:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Artigos relacionados

sobre mim

people. style. design.

Gosto de conversas sentidas e com sentido.

Formação

Formação Online

Conheça agora as formações disponíveis para si.

DAY BY DAY AGENDA

Plan and Feel your Life.

A Day by Day Agenda é produzida no Porto. É uma agenda criada por mim para si. Conheça já em pormenor.

ARTIGOS RECENTES

categorias

SUBSCREVA A MINHA NEWSLETTER

Irá receber os últimos posts, estratégias e ferramentas!

Vamos falar?