creative strategies for people

A importância da imagem na Liderança.

Ter uma boa Imagem Pessoal e Profissional é fundamental para se destacar no mercado de trabalho e quando falamos de profissionais que assumem funções de liderança torna-se fundamental.

Muitas vezes a Imagem Pessoal é confundida com tratamentos de beleza, tendências de moda, padrões de beleza, etc…felizmente que cada vez mais no mundo corporativo o termo começa a ser entendido como um poderoso aliado ao desenvolvimento pessoal de equipas e de líderes, trazendo um grande impacto ao seu desempenho profissional.

Mas afinal o que é a Imagem Pessoal?

A Imagem Pessoal é definida como a identidade que constrói através do vestuário que usa, do auto cuidado, do seu comportamento, das características da sua personalidade, da forma de interagir na sociedade e como prolongação do seu papel na mesma.

Assim, podemos dizer que não há um padrão certo a seguir mas sim estimular a um desenvolvimento pessoal profundo e intenso para que cada pessoa se sinta bem consigo mesmo. A aprendizagem que tivemos da pandemia foi a urgência de cuidar das equipas e aqui o líder teve (e têm) um papel determinante de ajudar a manter as suas equipas sãs.

É importante lembrar que o líder tem de se preocupar igualmente com o desenvolvimento das suas competências e já não é adequado dizer que não têm tempo, porque se não têm tempo deve considerar a gestão que faz do mesmo. É muito duro fazer gestão de equipas e negócios, são muitas as exigências, mais do que técnicas são as pessoas o grande desafio. Grande parte das vezes falha porque o líder não se desenvolve enquanto pessoa e mantém apenas o seu foco no resultado. Para ter sucesso no resultado vai precisar de pessoas, das “suas pessoas” que estejam alinhadas com a estratégia, envolvidas e cuidadas.

Quer que a sua imagem tenha impacto enquanto líder?

3 dicas para a sua imagem ter impacto enquanto líder:

✔️ O que vê na sua imagem e o que quer ver? É uma pergunta básica para iniciar uma serie de outras questões que precisam de ser exploradas, para serem compreendidas e resolvidas sempre que possível. Pense também na sua equipa, qual a imagem que eles tem de si, (cuidada, desleixada, acomodada, ultrapassada, sem personalidade?).

Identifique os momentos de tensão que surgem na equipa para entender a sua causa. Poderá a sua imagem ter impacto nesta relação? Sim. Mas num primeiro momento sinta a sua Imagem Pessoal como prioridade para conseguir gerir e orientar outros.

✔️ Qual a personalidade do seu estilo? Esqueça por momentos a última coleção da marca xpto e pense em si, de facto qual é a personalidade do seu estilo. Existem 5 personalidades de estilo: a clássica, a natural, a romântica, a criativa e a dramática. Não há estilos certos ou errados tem acima de tudo a ver com a sua personalidade, sentir a cultura organizacional da sua empresa e com estas influencias sentir e criar o seu estilo. Faça um teste comigo e logo entende onde se posiciona neste momento para saber o que precisa de mudar.

✔️ Sabe quais são as cores mais adequadas para si? Com base na sua coloração pessoal existem cores que são mais adequadas considerando o seu tom de pele, a cor de cabelo e olhos. Faça um teste de coloração pessoal para saber quais as cores mais indicadas para si, pode fazer comigo aqui. Sempre que faço uma análise de coloração pessoal (pode ser presencial ou online) com um cliente gosto de trabalhar a sua harmonia, ensinar a usar as cores que já existem na sua pele, no seu cabelo nos seus olhos para que a sua imagem fique acessível e não crie afastamento. Alio esta harmonia a sua gestão de carreira contudo em algumas situações pode ser necessário criar um maior contraste depende do objetivo do líder. Aprenda a integrar a Psicologia da Cor na escolha das cores das suas peças, vai ficar surpreendido com o resultado.

A Imagem pode criar afastamento ou aproximação o que é determinante para o sucesso de um líder. A Imagem Pessoal deve ser aliada ao conteúdo, por isso cada detalhe conta para resultados de sucesso.

Sabe qual o grande segredo desta ferramenta da consultoria de imagem? Ser genuíno. Adequar o seu estilo à imagem que represente a sua personalidade, sempre adequada às várias situações de trabalho e pessoais. Deixar uma marca positiva nas pessoas com quem trabalha é parte da consolidação da imagem pessoal.

Com carinho,

Raquel

Partilhe este artigo

Artigos relacionados

sobre mim

liderança. personal branding. imagem profissional.

DAY BY DAY AGENDA

A agenda que trabalha a sua Marca Pessoal.

A Day by Day Agenda é produzida no Porto. É uma agenda de autor criada para ajudar a trabalhar a sua Marca Pessoal.

ARTIGOS RECENTES

categorias

SUBSCREVA A MINHA NEWSLETTER

Irá receber os últimos posts, estratégias e ferramentas!

Vamos falar?