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A Psicologia da Cor. Como usar na sua Carreira?

Aprender a usar as cores de forma consciente significa poupar tempo nas escolhas e comunicar de forma eficaz as suas competências. As cores tem impacto em quem as usa assim como em quem as vê. Em boa verdade reagimos a cor, muitas vezes de forma inconsciente. Aposto consigo que tem determinadas peças de roupa no seu armário que nunca usa (algumas poderão ter etiqueta!) e outras que usa de forma repetida. Sabe as razões deste comportamento? Podem ser várias as razões das suas escolhas repetidas:

  1. O corte da peça, porque que se adapta melhor ao seu biótipo.
  2. O estilo, que vá de encontro a personalidade de estilo que faz parte de si.
  3. A cor, normalmente esta é a principal razão das escolhas das suas peças favoritas. Por alguma razão olha ao espelho e a peça parece que foi feita para si, que se funde na sua pele e que de forma explicável está em harmonia.

Quem já esteve em formação comigo sabe que utilizo muitas vezes a palavra harmonia, quer para processos de Personal Branding, quer para Consultoria de Imagem ou Style Coach. Isto porque será a base de Marcas Pessoais robustas que se vão prolongar no tempo e serem bem sucedidas porque está em harmonia consigo.

A Teoria da Cor pode ser complexa e fundamentada cientificamente contudo também pode ser muito simples. Comece por entender quais as emoções que tem, e que provoca, quando usa determinadas cores. Um excelente exercício é registar durante 30 dias o seu outfit. Um exercício simples, que o vai ajudar a conhecer o seu guarda roupa e a selecionar mais tarde, de forma consciente e com objetivos específicos determinas peças.

Treino muitos CEO, Líderes de Equipas e Gestores de Projetos para aprenderem a usar a cor no seu dia a dia, de forma a estarem bem consigo num primeiro momento e trabalharem de forma próxima com as Equipas. Quando fazem o seu teste de coloração pessoal para entenderem o impacto que tem na sua imagem ficam rendidos ás vantagens de aplicar as suas cores e o significado com base na Psicologia da Cor na sua Carreira.

É importante considerar que o impacto fisico da cor no seu rosto é distinto do significado psicológico da cor. Tem de ver este processo como um todo e assim impactar na imagem que quer projetar. Confesso que todo este processo de é um momento delicioso de descoberta.

Os resultados das pesquisas demonstram que cores e sentimentos não se combinam ao acaso nem são uma questão de gosto pessoal, mas sim vivências comuns que, desde a infância, foram ficando profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento

Eva Heller

Então como pode usar a Psicologia da Cor na sua Carreira?

Aprender o básico sobre o significado nas cores mais usadas na nossa cultura e ter consciência do impacto que ela tem sobre o seu corpo e mente é uma excelente forma de explorar este tema e sobretudo de o aplicar nas suas escolhas.

Aprenda que a cor deve ser sua aliada e a sua escolha também vai determinar o seu objetivo de carreira e de comunicar as suas soft skills. Tudo depende do que quer.

Quer transmitir acessibilidade? Use cores claras, suaves e quentes.

Quer transmitir formalidade? Use cores escuras, intensas e frias.

No livro A Psicologia das Cores, de Eva Heller, explica como as cores afetam a emoção e a razão e com base num estudo feito a cerca de 2000 pessoas de diversas profissões na Alemanha apresenta resultados muito interessantes.

Com base neste estudo, na minha formação e experiência enquanto Consultora de Imagem, Style Coach e Gestora de Recursos Humanos deixo um resumo que pode ajudar as suas próximas escolhas:

  • Azul transmite tranquilidade, segurança, integridade, confiança e inteligência. Muito adequado em campanhas políticas, para oradores, advogados, formadores e consultores. Os profissionais de saúde normalmente usam azul nas suas fardas e pode ter a certeza que esta escolha não feita por acaso.
  • Azul Turquesa transmite espiritualidade, efeito curador, proteção e sofisticação. Pode ser usado para dar uma nova energia a uma equipa, reforçar ligações e promover o compromisso.
  • Verde transmite frescura, muito ligado a questões ambientais e do planeta, efeito curador, remeto-nos a Natureza e ao seu crescimento/desenvolvimento. Excelente para usar e apresentação de novos projetos.
  • Amarelo transmite brilho, energia, calor, alegria e felicidade. Muito ligado a criatividade é adequado ao mundo das IT, Design e outras profissões onde se promove a liberdade da mente para criar.
  • Castanho transmite acessibilidade, confiabilidade, longevidade, também muito ligado a natureza e ao planeta, pode ter igualmente uma leitura mais rígida por isso deve ser usada com cuidado ou conjugada com cores quentes que vão reforçar a confiabilidade e acessibilidade por exemplo.
  • Bege transmite tranquilidade, simplicidade, cordialidade, neutralidade. Para quem não gosta de cores neutras pode usar uma combinação monocromática e assim reforçar todo este significado. Aplica-se a muitas profissões, a inúmeras situações e também é entendido como uma escolha elegante.
  • Preto transmite inteligência, elegância, clássico/intemporal, misterioso e dramático. Se pensar é uma das cores que mais repetidamente se vê nas escolhas de quase todos os profissionais, muitas das vezes pela ilusão ótica de criar a silhueta mais fina. Mas desengane-se que o preto não tira peso a ninguém, pelo menos que eu saiba! Tem contudo uma presença mais formal e pode afastar a sua equipa ou pares e nem se apercebe que tem a ver com a comunicação da sua imagem. Se gosta de se ver com preto tente entender o porque dessa ligação. Não é aconselhado a usar de forma repetida, principalmente se trabalha diretamente com equipas.

A cor é mais do que um fenómeno ótico, é mais do que um instrumento técnico para todas as profissões, não se esqueça que a impressão causada por cada cor é determinada pelo seu contexto, quer seja pela sua personalidade ou pela cultura organizacional que está inserido. O contexto é o critério que irá revela se determinada cor é percebida como adequada e correta ou errada e desajustada do que quer transmitir.

Temos cerca de 10 milhões de tons de cores mas, segundo Eva Heller, conhecemos muitos mais os sentimentos do que as cores. Por isso na próxima semana sinta as suas escolhas, faça o registo no seu telemóvel para entender o padrão das suas cores e principalmente entender como se sente.

Com carinho,

Raquel

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