creative strategies for people

Armário Cápsula Profissional. Vamos criar o seu?

E quem já não passou pela sensação de não saber o escolher quando abre o armário? Ou então com um armário repleto de peças, mas mesmo assim fica com a sensação que não tem nada para vestir? Ou então acaba por escolher uma roupa que não se sente confortável e passa o dia em arrependimento da escolha?

Pois bem, sei que acontece muitas vezes e para ajudar a resolver vou identificar estratégias para que consiga aplicar no seu armário.

Life is as simple as these three questions:
What do I want?
Why do I what it?
And how will I achive it?

Shannon L. Adler

Como nasce o conceito Armário Cápsula?

O conceito nasce na década de 70 em Londres com Susie Faux, dona da boutique Wardrobe. O objetivo era criar um armário minimalista para ajudar as suas clientes a encontrarem o seu estilo e para se sentirem mais confiantes. A estratégia era simples apostar em peças de cor indicadas para a cliente, combinar com peças intemporais e alguns elementos de tendência, o que resultava num armário que iria facilitar as escolhas e ter uma maior duração maior. Uma regra básica é que todas as peças que vai selecionar tem que gostar, se há dúvida não entra!

E se leu minimalismo não quer dizer que vai ter um armário monótono e sem graça, muito pelo contrário, vai ter um armário feito para si e dentro do que realmente precisaTempo e dinheiro são sempre as grandes vantagens que os meus clientes apontam e diz quem experimenta que não volta ao armário cheio e sem uso.

Mas o conceito tornou-se popular em 1985 com a coleção de 7 peças que se complementavam, criada pela estilista Donna Karan. Claro que as Seven Easy Pieces de DK mudaram ao longo dos anos, mas a própria estilista afirma que em todas as suas coleções, trabalha com sete peças base. Uma inspiração para olhar para as suas sete peças essenciais!

Se reparar tem sido comum ver o termo Cápsula a ser usado em várias marcas de fast fashion, precisamente porque cada vez mais se procura peças que sejam versáteis e o cliente em boa verdade mudou, não procura apenas tendência, mas sim peças intemporais.

Eu acrescento que a consciência coletiva do desperdiço que é feito com peças que não são muito usadas ou são compras de impulso é um dano imenso para o ambiente, sendo apenas uma parte que resultam na criação de materiais reciclados. Em suma, compras conscientes, o seu orçamento agradece e o ambiente muito mais. Todas as orientações que vou partilhar aplicam-se a um armário para feminino ou masculino. 

O que precisa de fazer para criar o seu Armário Cápsula?

✔️ 1. Combine o seu estilo pessoal e lifestyle com o seu armário.

A refletir:

  • Quem é e o que quer passar na sua imagem?
  • Quais são os recursos que prioriza: tempo, dinheiro, energia?
  • O que precisa de usar na sua vida pessoal e profissional? Reuniões formais, informais, desporto, Home Office, etc?

Em suma considere na sua agenda semana atividades e respetiva duração, e quais são as mais importantes neste momento.

✔️ 2. Desenvolva um estilo próprio e distinto.

A aplicar:

  • Comece pelos básicos, são peças base que pode usar frequentemente, basta adicionar acessórios elaborados para criar um look profissional com atitude.
  • Inspire-se e crie uma pasta com look que gostaria de usar, recorra a revistas, blog ou Pinterest, pode ver as seleções que já fiz aqui.
  • Tenha sempre em conta o seu lifestyle e biótipo.
  • Escolha entre 3 a 5 cores que melhor combinam com o seu tom de pele, cabelo e olhos. Também pode fazer uma análise de coloração pessoal presencial ou online comigo, veja aqui. Uma das vantagem de identificar a sua coloração pessoal é passar a fazer compras de acordo com a sua paleta de cores e assim conseguir que as peças sejam muito mais versáteis porque são combinar todas entre si.
  • Conheça a Roda da Cor e todas as suas combinações, veja o que tem no seu armário e arrisque conjugar algumas dessas peças. Combinações monocromáticas são sempre mais fácies de usar e muito elegantes para ambos os géneros. Vai ter uma surpresa quando olhar no espelho!

✔️ 3. Faça uma avaliação do seu armário.

A refletir:

  • Reveja o seu estilo pessoal, reveja o seu estilo e biótipo para colocar de parte as peças que imediatamente lhe parecem desconfortáveis ou desnecessárias.
  • Se tiver dúvida em alguma peça guarde no máximo por 2 meses, caso não a utilize deve retirá-la.
  • Faça uma lista com as peças que tem no seu armário, e anote o que precisa adicionar ou substituir. Existem imensas aplicações que são muito úteis neste inventario, pode ser uma excelente ferramenta para simplificar a tarefa.

Em suma é possível ter um armário com 40 peças e criar mais de 1000 looks, não costumo ser tão radical no número, adote 40, 50 ou 60 peças se tiver que ser. Isto é um processo para facilitar e não para criar desconforto. Esvazie o seu armário e tenha consciência do que está a mais e terá de sair. É importante começar e terminar no mesmo dia esta tarefa. Doar, reciclar ou vender pode ser alguns dos destinos destas peças, nunca as coloque no lixo.

✔️ 4. Crie uma shopping checklist

A aplicar:

  • Para a ajudar nesta lista divida em quatro categorias: partes de cima, partes inferiores, sapatos e acessórios.
  • Crie um orçamento caso tenha que adicionar peças, pode ser possível aproveitar rebaixas, saldos ou campanhas. Se fizer este planeamento pode poupar muitas vezes mais de 50% do valor da peça. Lembre-se que que ao criar um armário intemporal de peças essenciais irá poupar bastante, existe um estudo que aponta para 75% do custo com vestiário. Faça as suas contas de quanto gasta anualmente com todo o seu vestuário.

✔️ 5. Compras

A aplicar:

  • Use a sua lista e compre somente as peças que realmente gosta. Pode acontecer não encontrar logo a peça que idealizou, por isso nada de comprar para despachar. Aprenda a esperar pela peça que realmente gosta. Se tem duvidas, não compre.
  • Tenha em conta as cores que escolheu, veja na etiqueta a forma de lavagem (deve ser de fácil manutenção), o tamanho é muito importante por isso confirme se a marca faz ajustes ou então arranje uma costureira de confiança. Uma peça no tamanho certo vai ajustar na perfeição no seu corpo e é isso que procuramos!
  • Escolha maioritariamente peças básicas, intemporais e menos de tendência de moda. Pode aplicar a regra de 80/20 ou seja 80% de básicos e 20% de tendências.

✔️ 6.  O seu Armário

A aplicar:

  • Tenha em atenção como guarda as peças para facilitar na hora de usar. Pode consultar o método da Marie Kondo e se não conseguir fazer sozinho deixo a recomendação da Personal Organizer Rute Amoreth. Cruzetas e a forma de dobragem são mesmo muito importantes.
  • Olhe para o seu armário como a sua loja favorita, tudo que lá está gosta, por isso que a dificuldade seja escolher o que já foi selecionado para que se sinta confiante e seguro.
  • Considere a orientação da Psicologia das Cores, é importante que a sua imagem consiga comunicar as suas competências ou o seu negócio, veja o artigo anterior aqui onde explico o significado de algumas cores.

Em suma todas as suas escolhas vão ajudar a trabalhar o seu processo de Personal Branding, seja genuíno e procure conhecer-se melhor, já me aconteceu trabalhar com clientes que não sabiam o que gostavam apenas que não se sentiam bem como estavam. Só vai conseguir ter os resultados que quer se fizer algo de diferente, certo? Assuma o seu estilo, aceite o seu corpo e acima de tudo goste de si.

A criação de um Armário Cápsula Profissional pode levantar algumas questões sobre a personalidade do seu estilo, a forma organiza o seu tempo e a gestão do seu dinheiro. É claramente um exercício de auto reflexão para que consiga definir como vai comunicar as suas competências, através da forma de se vestir, em 2022. Comece por criar um armário para os próximos 3 meses para que aos poucos possa testar o método. Deixo também como sugestão o Project 333 que é uma inspiração em sustentabilidade de armários.

Espero que ajude e identifique nos comentários quem iria gostar destas dicas para iniciar o novo ano de forma diferente! 

Com carinho,

Raquel

Partilhe este artigo com quem gosta e precisa de ler isto:

Artigos relacionados

sobre mim

people. personal brander. style coach.

Gosto de conversas sentidas e com sentido.

DAY BY DAY AGENDA

A agenda que trabalha a sua Marca Pessoal.

A Day by Day Agenda é produzida no Porto. É uma agenda de autor criada para ajudar a trabalhar a sua Marca Pessoal.

ARTIGOS RECENTES

categorias

SUBSCREVA A MINHA NEWSLETTER

Irá receber os últimos posts, estratégias e ferramentas!

Vamos falar?