creative strategies for people

Como criar um Armário Cápsula para o Outono 2020

Pois bem estou feliz por aplicar o método do Armário Cápsula neste momento. Vou ter que criar uma mala para 30 dias. Estou a organizar a minha viagem para os Açores, na minha Terceira para ser mais exata. Em contagem! 

Organizar uma mala é sempre um dilema. Tentar não esquecer nada de importante, ter a quantidade certa de peças que precisamos, deixar um espaço vazio na mala para ser ocupado na volta se necessário. Enfim e mais uma série de preocupações que acredito que também as sintam. 

Vamos criar o seu armário cápsula para o Outono 2020?

Lembrei-me de ao fazer esta seleção para mim, poder partilhar, eu diria mesmo desafiar para construir um armário cápsula para a estação que já espera a sua entrada. Outono estás a chegar. Amado por uns e odiado por outros. É o que é, eu pessoalmente gosto muito desta estação. Todas as orientações que vou partilhar aplicam-se a um armário para homem ou mulher.

Roube da primavera o seu aroma, do verão a sensualidade, do outono a transformação, do inverno o recomeço e reconstrua-se.

Anónimo

Vamos a isto!

1. Primeiro passo.

Para mim vai ser a mala (grande desafio para uma ausência de 30 dias, mas acredite que é possível, eu depois partilho a mala. Sim só uma!), para si vai ser parar e fazer o reconhecimento do que está no armário. Todas as peças que já não vai usar, claramente peças de verão, arranje outro local, caixas, outro armário se existir. O objetivo é que tenha apenas num local todo que faz parte do seu armário cápsula.

2. Organize as peças que vão ficar.

Organize por tipo, ou seja, partes de cima, partes de baixo, vestidos, casacos, fatos, etc. Escolha 4 cores, que vão servir de base para fazer as combinações.

3. Escolha 4 cores, que vão servir de base para fazer as combinações.

Mesmo que não tenha feito a sua análise de cor, pode fazer esta escolha com base nas cores que já tem. Ao ver o conjunto de todo o seu guarda roupa será esperado de algumas cores se destacarem pela repetição. Se sente que está confortável com essas cores não tenha receio em identificarem como as cores que vão constitui o seu Armário Cápsula Profissional.

Existem muitas técnicas para fazer analise de cor, que na minha opinião deverá fazer, até para saber fazer a ligação com a sua marca e imagem profissional, mas uma coisa de cada vez. Acredito que se esta experiência for convincente do tão pouco que precisa para estar bem, vai ficar feliz com o tempo e o dinheiro que vai poupar.

4. Escolha 4 partes de baixo.

Para mulher poderá optar por saias, calças de tecido ou lã, jeans, black jeans, leggings, calções. Poderá também escolher 2 vestidos ou macacão, quem for grande fã de vestido ou de macacão este é o momento para entender que não são boas opções para as quantidades que precisa porque vai limitar as combinações de peças. Eu acuso-me, adoro vestidos e esta foi a grande razão pela qual fiz a alteração no meu armário cápsula profissional. Para homem, escolha igualmente 4 tipos de calças, calções (se usar), com vários tipos de tecidos indicados para outono. Quer para homem, quer para mulher o meu conselho é que as cores sejam básicas, ou seja, sem grandes padrões (não é que não seja possível combinar, contudo na experiência de um primeiro armário cápsula é mais difícil), assim vai poder conjugar facilmente com mais peças de cima. Contudo se existir essa vontade venham os padrões, eu pessoalmente sou fã de coordenar padrões improváveis!

5. Escolha 8 partes de cima.

Quer para homem, quer para mulher é importante que as peças de cima combinem com as partes de baixo que escolheu. Podem ser blusas, camisas, tops, pólos. Pode sempre misturar peças mais elaboradas, mais arrojadas com peças mais simples. O menos é mais, acredite que vai funcionar sempre.

6. Escolha 2 casacos.

Um mais quente para os dias mais frios e outro para proteger da chuva. Com cor e textura que se liguem com todas as outras peças.

7. Escolha 2 blazers.

Se for adepto desta peça na sua atual seleção, poderá escolher dois, com cor, padrão que estejam em harmonia com as peças que escolheu.

8. Escolha 2 camisola e 2 cardigan.

Esta estação já tem alguns dias que pedem um agasalho, deixo a sugestão de escolher decotes em V que se favorecem a maioria dos tipos de corpos, as cores, já sabe que combinem com a maioria das peças que já silenciou.

9. Escolha 2 carteiras.

Para algumas mulheres sei que este passo vai ser um pesadelo. Arrisque na escolha, as outras carteiras vão esperar a sua vez, não vão a lado nenhum. Lembre-se que estamos a falar de um mês desta cápsula.

Uma mais prática, mais versátil nos estilos e ocasiões que vai usar no seu dia a dia mais profissional e outra mais clássica para situações de trabalhão em que precisa de ter um toque mais elegante. Na loucura coloque a terceira, mas apenas se a justificação for a cor. A escolha destas carteiras deverá ser justificada pela função, pela cor apenas. O tempo que demora a trocar de carteiras é imenso e se esta escolha já fizer parte do seu armário cápsula vai garantir que é menos uma decisão a ter todos os dias.

Os homens são muito práticos neste tópico, normalmente já está reduzido por natureza.

10. Escolha 4 pares de sapatos.

Outro tópico difícil, quem gosta de sapatos normalmente tem uma coleção e por sua vez nem são usados. Vamos simplificar. Pode arrumar temporariamente noutro local? Tenta fazer isso e garantir que apenas vai ver os 4 selecionados. O tipo de sapato que vai escolher vai depender do(s) estilo(s) adotado(s), poderá ser sapatilha, bota, sabrina, botins. Lembre-se apenas das cores e dos materiais para que estejam em harmonia com as peças que já selecionou.

11. Acessórios.

Pode escolher 4 lenços, cachecóis ou écharpes, sempre a coordenar com as cores e padrões que escolheu. Deve selecionar cintos, colares, brincos, relógios, pulseiras, alfinetes que podem ser usados com a maioria dos looks que vai montar. Quanto aos restantes guarde e deixe apenas visíveis os selecionados.

Fotografia Love People | Personal Branding & Image Consulting

Algumas notas importantes que não deve esquecer:

  • Mesmo que lhe pareça poucas peças no seu armário cápsula, não acrescente, muito menos compre. Faça a experiência para entender como se sente com o método. Arrisco-me a dizer que bem. Muito bem.
  • Escolha as peças que gosta mais, que se sente mais confortável e que de alguma forma lhe transmitem segurança, vai ser uma excelente forma de entender as suas tendências nas compras, na escolha da qualidade das peças, na durabilidade que vai perceber porque as vai usar mais vezes.
  • Escolha maioritariamente peças básicas, intemporais e menos de tendência de moda. Pode aplicar a regra de 80/20.

 

A criação de um Armário Cápsula Profissional para o Outono 2020, pode levantar algumas questões sobre o seu estilo. Deixo a sugestão de algumas questões, que vai ajudar a ver com maior clareza e foco o resultado que pretende. É um exercício de auto reflexão para que consiga definir como vai comunicar as suas competência, através da forma de vestir, no futuro.

  • Quem eu sou agora e quem eu quero ser no futuro?
  • O que realmente me importa conforto, estilo, identidade?
  • Como vou priorizar os meus recursos, tempo, dinheiro, energia?

Com carinho,

Raquel

Partilhe este artigo com quem gosta e precisa de ler isto:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Artigos relacionados

sobre mim

people. style. design.

Gosto de conversas sentidas e com sentido.

Formação

Formação Online

Conheça agora as formações disponíveis para si.

DAY BY DAY AGENDA

Plan and Feel your Life.

A Day by Day Agenda é produzida no Porto. É uma agenda criada por mim para si. Conheça já em pormenor.

ARTIGOS RECENTES

categorias

SUBSCREVA A MINHA NEWSLETTER

Irá receber os últimos posts, estratégias e ferramentas!

Vamos falar?