Não resisti a colocar este titulo, já ouviu de certeza algo do género: aquela pessoa é mesmo difícil, não consigo trabalhar assim!! Ouço isto muitas vezes. Sabe o que respondo? As pessoas não são difíceis, mas sim saber geri-las. Infelizmente a prática de gestão de pessoas é muitas vezes confundida como algo que se vai fazendo, e o que vemos será o líder preocupado em gerir processos e não pessoas. Este cenário normalmente não tem um bom desfecho, alguém será miseravelmente infeliz. Se sente que é uma pessoal “difícil” este é o momento de refletir sobre os sinais que comunica, se sente que trabalha com pessoas “difíceis” será muito útil aprender a gerir melhor esta relação.
As pessoas não são difíceis, mas sim saber geri-las de forma correta e com a estratégia certa. Não é para todos e não tem que o ser.
Para obter o melhor de todos temos que olhar para a comunicação, a motivação, a liderança e o feedback são algumas das principais ferramentas para se fazer gestão de pessoas. A tarefa mais importante é criar um contexto de trabalho que estimule as pessoas a darem o seu melhor. Isso inclui fornecer incentivos, reconhecimento e desenvolver as habilidades e competências dos colaboradores.
A importância da gestão e desenvolvimento de pessoas em 2023
A gestão e desenvolvimento de pessoas será ainda mais importante em 2023, à medida que os colaboradores buscam não apenas um emprego, mas também validação e crescimento profissional. A gestão e desenvolvimento de pessoas dará o suporte, o feedback e o reconhecimento que precisam para elevar as suas habilidades e serem mais capazes de lidar com os desafios e as mudanças no mercado de trabalho de hoje.
Os líderes de gestão de pessoas precisarão compreender as rápidas mudanças tecnológicas e saírem na frente ou acompanhar o desenvolvimento técnico a ser implementado, para assim melhorar o treino, as competências e a eficiência no trabalho. É importante também aproveitar a tecnologia disponível para estimular a colaboração entre as equipas e estabelecer boas relações e métodos de feedback. Esse aprofundamento na gestão de pessoas irá permitir que as empresas alcancem os seus objetivos de negócios, mantendo as suas equipas satisfeitas e comprometidos.
O que pode fazer?
1. Não assuma o comportamento delas como uma crítica pessoal a si mesmo. Lembre-se de que diferentes pessoas têm diferentes estilos de comunicação e algumas são mais “difíceis” que outras.
2. Valorize a diversidade. Lembre-se de que as diferenças são benéficas para o ambiente de trabalho e pode aprender muito com as experiências diferentes que cada indivíduo tem a oferecer.
3. Compreenda o contexto. Enquanto algumas pessoas podem ser mais “difíceis” por natureza, outras podem estar a ter um ponto fraco momentâneo. Portanto, observe o contexto e tente compreender o que aconteceu.
4. Pratique empatia e respeito. É importante que reconheça que, apesar de ignorar o seu comportamento, entende serem pessoas com sentimentos e sentimentos válidos. Trabalhe em conjunto para alcançar soluções.
5. Seja afirmativo e confiante. É importante permanecer confiante, mesmo quando encarando pessoas “difíceis”. Resista à tentação de replicar o comportamento e mantenha a liderança, mantendo a calma e sendo direto sobre o que precisa alcançar.
6. Procure o suporte de outros. Se sentir sobrecarregado ou emocionalmente instável, procure apoio dos seus colegas de trabalho e confie nos outros para lhe impulsionar e incentivar a continuar.
É importante entender que atribuir este rotulo pode provocar danos na sua reputação, por isso antes de o fazer faça o planeamento de medidas preventivas para diminuir a força do elemento “difícil” que tem na equipa.
Como implementar uma estratégia de gestão de pessoas para remover comportamentos tóxicos em equipas?
1. Estabelecer claramente os comportamentos tóxicos e as consequências para quem os pratica. Identifique os problemas e forneça um plano de ação para qualquer membro afetado. Esta etapa é importante para que os membros reconheçam quais os comportamentos tóxicos e as consequências que podem ter.
2. Aconselhamento/terapia especializada. Se os membros forem especialmente perturbadores ou ansiosos, recomenda-se oferecer tratamento personalizado. Muitas vezes alguns comportamentos são alerta para problemas que precisam de ajuda e normalmente ignorados.
3. Atribuir tarefas específicas e definidas. Quebre tarefas grandes em menores e específicas para minimizar o stresse e a confusão.
4.Aplicar feedback modernizado. Solicitar feedback regular da equipa sobre o desempenho e o ambiente é crucial para identificar potenciais problemas mais cedo. O feedback deverá ser objetivo e construtivo.
5. Cultivar um clima de equipa positivo. Procure promover momentos de relaxamento saudável para a equipa, através de eventos fora do ambiente de trabalho. Fazem maravilhas!
Está no início de um novo ano, por isso faça mudança de não pensar no problema, mas sim na solução. Aposte no desenvolvimento da sua Marca Pessoal para que a palavra “difícil” deixe de estar na lista dos sinais que comunica na sua vida profissional. Vamos conversar?
Com carinho,
Raquel