creative strategies for people

Conheça os 7 estilos universais

Tem d√ļvidas sobre o estilo que melhor a representa? Vamos conhecer os sete que existem para melhor identificar o seu.¬†¬†√Č normal adotar ou misturar dois ou tr√™s estilos, isto porque tem a ver com o seu comportamento e personalidade.

O conceito de estilo universal surge na década de 80 através de análises do comportamento do consumidor realizadas pelas consultoras de imagem Alyce Parsons e Mimi Dorsey, que no livro Style Source, apresentaram a teoria dos 7 estilos universais, que ainda hoje inspira Personal Stylists e Estilistas em todo o mundo.

Vamos conhecer os 7 estilos universais!

When getting dressed, think of the day as your stage & your wardrobe as your costume. Fashion is all about self-expression, so why not be dramatic & take on a new identity for the day!

Marina Monroe
Fotografia Love People | Personal Branding & Imagem Consulting

Vou descrever cada um dos estilos, é perfeitamente normal se identificar dois, veja o que mais se adequa ou que lhe agrada para representar o seu estilo individual.

1. Natural / Confort√°vel

Sentir-se confortável com as suas roupas é o mais importante, está na sua essência ser descontraída e tem tendência a usar roupas mais casuais. Linhas e designs simples são suas escolhas preferidas em vez de qualquer coisa muito detalhada ou complicada. 

Num registo de atitude despreocupada, tendencialmente compra apenas roupas fáceis, para lavar e usar. Prefere tecidos como jeans, jersey e malhas leves. A escolha de jóias ou bijutarias refletem sua aparência minimalista.  Usa acessórios básicos e com grande durabilidade, com uma preocupação enorme no conforto de tudo que coloca nos seus pés. 

2. Cl√°ssico / Tradicional

Sente-se atraída por roupas requintadas e acessórios discretos, prefere investir em tecidos de qualidade e estilos intemporais, não sendo influenciada por tendências. Tem um armário bastante formal, sempre elegante e organizado. Os looks combinados e coordenados são a sua preferência sobre aqueles que incorporam cores e estampados ousados. As escolhas de jóias e acessórios não são arrojados e são complementares às suas peças, sem serem o ponto focal.

3. Artístico / Criativo

A sua forma de vestir √© inovadora e √ļnica, e n√£o √© excessivamente influenciado pelas tend√™ncias atuais ou regras tradicionais. Usa, de forma consciente, as suas escolhas de roupas para refletir a sua personalidade e acrescenta pe√ßas √ļnicas e interessantes com itens comprados em v√°rios s√≠tios. Cores, texturas e estampados diferentes enchem o seu arm√°rio, e sua cole√ß√£o de j√≥ias e bijutaria √© ousada, assim como o seu cal√ßado e acess√≥rios costumam ser marcantes.

4. Dram√°tico / Urbano

Usar a √ļltima moda tem preced√™ncia sobre o conforto, e est√° disposta a experimentar a maioria das novas tend√™ncias. Isso significa que seu arm√°rio consiste em muitos estilos diferentes e pe√ßas √ļnicas prontas para fazer uma declara√ß√£o. O seu look √© marcante e bem pensado com detalhes adicionais que d√£o o toque final ao seu look, quer seja uma cor de l√°bios ousada ou um sapato com atitude. Complementa os seus looks com j√≥ias e acess√≥rios marcantes em acabamentos de metal brilhante ou ousadas pe√ßas de arte √ļnicas que podem ser vestidas.

5. Rom√Ęntico / Feminino

Tem uma apar√™ncia suave e geralmente prefere silhuetas flu√≠das e cores suaves. As suas op√ß√Ķes de roupas s√£o bonitas e adora tudo que √© detalhes femininos como la√ßos, babados, pregas e rendas elegantes. Mesmo com estilos mais simples, provavelmente ir√° escolh√™-los em cores bonitas ou com detalhes delicados, com alguma tend√™ncia para estampados florais. As suas op√ß√Ķes de cal√ßados e acess√≥rios s√£o delicadas e m√≠nimas, com colares finos e sapatilhas ou sand√°lias simples, considerando sempre o conforto.

6. Sensual / Sexy

Gosta de fazer uma entrada onde tenha toda a aten√ß√£o e privilegia cores e estampados ousados para se destacar. Geralmente exibe o seu corpo em silhuetas que envolvem uma figura e sabe como trabalhar um decote profundo, cortes justos e bainhas curtas. Prefere usar salto alto sempre que pode e aproveitar ao m√°ximo os acess√≥rios como outra forma de adicionar curiosidade e sensualidade ao seu look. Provavelmente, dedica muito tempo e esfor√ßo aos cuidados pessoais porque valoriza a necessidade de sentir-se sempre bem com a sua imagem e com o seu corpo. Normalmente √© a fonte de informa√ß√£o das suas amigas com as √ļltimas novidades de beleza e moda.

7. Moderno / Chique

Dedica tempo e esfor√ßo √† sua apar√™ncia e adora acess√≥rios, √†s vezes gastando mais em carteiras e sapatos do que qualquer outra pe√ßa no seu arm√°rio. Provavelmente j√° experimentou a maioria dos estilos universais e, enquanto segue as tend√™ncias, geralmente faz compras com cuidado e n√£o aceita uma tend√™ncia que n√£o complemente seu arm√°rio existente. Tem tend√™ncia para evitar cores brilhantes e privilegia um visual tom sobre tom. As suas escolhas de j√≥ias e bijutaria refletem essa abordagem m√≠nima, seja fazendo uma declara√ß√£o com um √ļnico acess√≥rio ou equilibrando algumas pe√ßas mais subtis.

Depois de ler a descrição de cada um dos estilos universais, deixo um desafio:

1. Pense e decida qual é o seu estilo. Pense na sua personalidade, comportamento, profissão e o que quer comunicar ao mercado de trabalho. Não se preocupe se mistura dois ou três estilos, é perfeitamente normal.

2. Faça uma visita ao seu armário e procure as peças chave que representam o estilo que escolheu. Pode olhar para as suas peças de forma diferente e sentir-se inspirada para as misturas e criar novos looks com as mesmas peças. 

3. Se ainda não utiliza a metodologia de armário cápsula, pense com cuidado no assunto, vai poupar tempo e dinheiro e resolver o problema da escolha de roupas finalmente.

4. Se precisa de fazer compras, crie uma lista para evitar compras desnecessárias. Mantenha o foco no posicionamento que quer ter no mercado de trabalho e assim fazer o seu processo de Personal Branding de forma genuína.

Precisa de inspiração para olhar para o seu roupeiro, acompanhe a minha seleção no Pinterest ou faça um Moodboard com recortes do que a inspira para um estilo final, onde consiga visualizar os seus objetivos de estilo e personalidade.

Divirta-se acima de tudo e descubra a Personalidade do seu Estilo.

Com carinho,

Raquel

Partilhe este artigo com quem gosta e precisa de ler isto:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Artigos relacionados

sobre mim

people. style. design.

Gosto de conversas sentidas e com sentido.

Formação

Formação Online

Conhe√ßa agora as forma√ß√Ķes dispon√≠veis para si.

DAY BY DAY AGENDA

Plan and Feel your Life.

A Day by Day Agenda √© produzida no Porto. √Č uma agenda criada por mim para si. Conhe√ßa j√° em pormenor.

ARTIGOS RECENTES

categorias

SUBSCREVA A MINHA NEWSLETTER

Ir√° receber os √ļltimos posts, estrat√©gias e ferramentas!

Vamos falar?