Event Branding tem cada vez mais importância no resultado do sucesso do objectivo estratégico da marca. As empresas com marcas fortes precisam de manter o domínio e posicionamento, enquanto as empresas com falta reconhecimento devem começar por trabalhar dentro do seu espaço competitivo. Vou partilhar dois princípios (para já!) fundamentais para aplicar aos “programas de festas” da sua empresa.
# Criar o evento
É necessário ter um tema. Sempre. E que este seja aplicado na construção de toda a time line do seu evento. Deve sempre incluir o logotipo, statement, produto ou uma declaração de posicionamento, etc. Torna-se fundamental o reconhecimento da marca pois é uma parte integrante de Marketing que aplicado a Event Branding se traduz numa iniciativa de longo prazo que exige uma acção a curto prazo. A chave está nesta mesma acção, é necessário consistência que se torna num princípio obrigatório a aplicar a Event Branding.
# Planear o evento
Depois de tema criado e mantendo a consistência da estratégia da marca passamos ao planeamento de forma a medir qual o impacto que queremos ter a longo prazo. Ao planear não podemos esquecer que o segredo é aproveitar e incorporar a marca em qualquer orçamento. A chave está também na abordagem, o event branding pode ser feito simplesmente por apresentar a sua empresa ou nome do produto numa variedade de actividades de marketing durante todo o evento. Contudo tem de ser impactante. A maioria das pessoas olha para a marca como unidimensional, no entanto é também imagem e toda a envolvência subliminar. A escolha do local vai determinar como podemos trabalhar a marca e definir a linha de comunicação do evento ao target.
Acredito que o sucesso de um evento resulta de um excelente planeamento aliado a uma série de requisitos que para mim são obrigatórios: sensibilidade, visão e criatividade.
Pense em todos os eventos que já participou até hoje, lembra-se de algum? Assim de repente, provavelmente não. Criar, desenhar e gerir um evento é o inicio do muito que vai acontecer.
O próximo evento que tiver que criar, já sabe!
Save the date, with me ♡
Com carinho,
Raquel