creative strategies for people

Fotografia de perfil profissional. O que NÃO pode fazer.

Se até então não tinha uma fotografia para uso profissional, acredito que nos últimos meses com a utilização de tantas plataformas de comunicação em teletrabalho quase se foi obrigatório pensar nisto. Ou quanto muito, que não tinham nenhuma fotografia adequada. Melhor ainda a que usava talvez não fosse a mais adequada. 

Criei uma lista do que NÃO deve fazer na sua fotografia de perfil profissional e para que possa ajudar a fazer uma autoanálise da sua. Para quem ainda não têm, vai ter oportunidade de pensar no assunto com orientação do que não deve fazer. 

A fotografia de perfil profissional é para todos, de qualquer área de negócio, seja qual for a função. Vamos analisar a sua?

Às vezes alguma coisa pode ser bonita apenas porque é diferente de alguma das outras coisas em torno dela.

Andy Warhol

A fotografia de perfil profissional deve ser planeada para comunicar exatamente quem é, para que possa usufruir do poder da sua imagem profissional. Torna-la coerente, reforçar ou destacar as suas competências profissionais, trabalhar a sua marca pessoal, provocar empatia com quem vê a fotografia, criar a vontade de o conhecer pessoalmente porque a imagem reforça as competências técnicas. 

Esta fotografia é usada em tantos locais que merece toda a sua atenção. Onde é usada a fotografia de perfil profissional?

Curriculum Vitae. Em Portugal ainda não temos legislação que limite o pedido de fotografia, por isso se na candidatura pedem o envio, o meu conselho é que respeite a vontade do recrutador.

Linkedin. A maior rede profissional em todo o mundo, a um clique pode falar com quem quiser, e o seu perfil profissional ser consultado. Pode estar a perder aquela oportunidade que tanto quer.

Redes sociais. O Facebook e Instagram (e outras), muitas vezes usadas como meio de comunicação da marca pessoal, deve existir uniformidade no tipo de fotografia usada.

Este assunto parece simples, mas provoca muitas dúvidas e é preterida pelo desconforto que causa na hora da verdade de fazer o “click”. Criei uma lista do que não deve fazer, e pedia honestidade na hora de dizer sim ou não, para que possa avaliar a adequabilidade da sua fotografia.

Fotografia Love People | Personal Branding & Image Consulting

Lista do que não pode fazer na sua fotografia profissional:

1. Usar uma fotografia de um casamento, festa ou outro contexto apenas porque acha que a fotografia ficou bem. Já agora também não vale cortar a bochecha da companhia do lado e colocar apenas a sua. Não mesmo.

2. Usar óculos de sol. Só para lembrar que são um excelente acessório de moda e de conforto, mas aqui…esqueça. 

3. Usar fotos de família. Filhos, cônjuge e outros: Nunca. São fotografias amorosas, mas neste contexto…nunca.

4. Um brinde numa esplanada entre amigos. Coloque no frigorifico, mas não no seu perfil.

5. A conduzir. Não vou comentar.

6. Fotografias de corpo inteiro. Não. A fotografia para perfil profissional deve ter um enquadramento até a cintura no máximo. 

7. Paredes brancas como fundo. Por favor não, houve uma tendência se é que posso chamar assim, deste tipo de fundo, o brilho terá de ser sempre o seu rosto, contudo o fundo não precisa de ser tão básico.

8. Estantes de livros como fundo. Depois da quarentena não por favor, já ninguém aguenta estantes com livros, pode aproveitar para criar uma imagem mais personalizada.

9. A fotografia das férias do ano anterior. Junte mais esta no frigorífico.

10. Fotografia com mais de 2 anos. Sei que nem todos gostam do processo de envelhecer, mas não há nada pior do que utilizar uma imagem em que nunca vai ser identificado com a sua imagem atual. Não. Deixe esta no álbum e pense numa nova.

11. Fotografia com o logotipo da empresa/projeto. Não é o local adequado para o logotipo, mas sim de fotografia do profissional.

12. Fotografias com um outfit não adequado. Aqui entenda-se tudo o que não usava caso fosse pessoalmente a uma empresa ou até mesmo a uma entrevista.

13. O fato e a gravata que saíram do armário para a fotografia. Acontece muito nos homens preferirem usar este outfit por segurança. Relembro-o que ao analisar o perfil entende-se que não é a sua forma de estar no seu dia a dia. 

14. Braços cruzados. Aqui deixo apenas uma nota importante, não é que não possa, claro que sim. Contudo tal como as paredes brancas como fundo as redes estão inundadas da mesma postura. Liberte as suas mãos, elas vão agradecer, porque o vão ajudar a comunicar o que realmente é e não limitar a sua comunicação não verbal.

15. Sorriso forçado. Aquele sorriso de desconforto completo até porque não é aquela pessoa de sorriso fácil? Tenho uma boa noticia. Não sorria. Ao forçar o seu sorriso vai transmitir esse desconforto e seguramente não provoca uma boa ligação em que vai ver a sua fotografia. 

16. Detalhes com clubes de futebol ou partidos políticos. Não, a não ser que façam parte da sua atividade profissional, caso contrário nunca deve usar. 

17. Usar cores no fundo ou na roupa desadequadas. Nada está em harmonia, demasiado ruido visual, demasiados acessórios, demasiada cor e que claramente não está a favorecer nada a sua imagem profissional. 

A lista poderia continuar. Contudo estes talvez sejam os erros mais comuns que encontro em CV e Linkedin, que deixo como alerta para analisar a sua fotografia. Defendo que a fotografia de perfil profissional deve ser planeada e executada de forma a comunicar as suas competências com a maior das transparências. Usar todas as técnicas e ferramentas que hoje temos disponíveis para que o momento da fotografia não seja um pesadelo, mas sim um momento de prazer. 

Disse não a estes 17 itens? Parabéns a sua fotografia não tem os erros mais graves.

Disse que sim a pelos nenos 3 destes itens? Deve ponderar em mudar a sua fotografia. 

Disse sim a todos estes itens? Mude a sua fotografia de perfil profissional. Urgentemente.

Não sabe como fazer a sua fotografia de perfil profissional? Podemos faze-la juntos, eu sei como ajudar.

 

Com carinho,

Raquel

Partilhe este artigo com quem gosta e precisa de ler isto:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Artigos relacionados

sobre mim

people. style. design.

Gosto de conversas sentidas e com sentido.

Formação

Formação Online

Conheça agora as formações disponíveis para si.

DAY BY DAY AGENDA

Plan and Feel your Life.

A Day by Day Agenda é produzida no Porto. É uma agenda criada por mim para si. Conheça já em pormenor.

ARTIGOS RECENTES

categorias

SUBSCREVA A MINHA NEWSLETTER

Irá receber os últimos posts, estratégias e ferramentas!

Vamos falar?