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Guia prático para a sua Marca Pessoal. Fevereiro 2022 (2/12)

“Qual o significado da Marca Pessoal se eu próprio não entendo nem fiz nada de tão importante para achar que tenho esse valor?”

Ouço muitas vezes isto dos meus clientes. No fundo sabem que tem muito valor, são bons tecnicamente e nas suas relações interpessoais mas de alguma forma sentem que algo falha, ou ficam sempre muito longe do objetivos que definirem na sua carreira. E pelo caminho, desistem.

Identifica-se com este sentimento vazio em relação à sua Marca Pessoal? Pois bem, este guia é para si. Em janeiro partilhei algumas orientações a considerar, e neste artigo volto com algumas sugestões para Fevereiro.

Todos os meses devem ser o mote de repensar todo o processo de Personal Branding. Aliás precisa mesmo de o fazer para analisar resultados e eventualmente reformular ações.

Fevereiro, vamos a isso?

✔️ Com base na reflexão que fez em janeiro, procure no mercado formações, Mentores, Coach ou pessoas de referência na sua vida que possam ajudar a desenvolver as competências que carecem da sua atenção.

✔️ Defina um plano de formação interno para si, acima de tudo cumpra com estes objetivos. Tal qual fazemos numa empresa, defina um budget, tempo disponível e…aprenda! Mesmo que não seja bem sucedido no que inicialmente definiu lembre-se que está a desenvolver novas competências, a agregar valor ao seu conhecimento e experiência e por consequência isto tem impacto no mercado de trabalho.

✔️ Se achar que apenas tem de estar mais informado sobre determinado assunto, pode acompanhar os temas/áreas escolhidos na Flipboard, uma aplicação que cria listas de leitura de noticias, artigos, blog, etc., sobre os temas que escolhe. Uma maravilha, adoro!

✔️ Quanto mais informado está, mais seguro se vai sentir em abordar o tema no seu dia a dia profissional, assim como a partilhar no seu próprio perfil de Linkedin. É uma excelente forma de se tornar referencia, trabalhar a sua autoridade no mercado. Se não gosta de escrever, não tem mal também se aprende, e com o tempo vai encontra o seu tom adequado. No final da história o importante é que acrescente valor, num primeiro momento a si e depois a quem o rodeia. Isto estende-se a esta rede ok? O Linkedin será uma ferramenta para iniciar o seu processo de Personal Branding.

✔️ Ao escolher os temas/áreas que mais lhe agradam vai definir igualmente o seu posicionamento, ou seja como quer o mercado o veja, qual a ligação que deve fazer ao seu nome. É importante que seja claro e relevante para si. É uma das grandes dúvidas dos meus clientes, qual o posicionamento a ter. Não passa apenas pelas oportunidades que o mercado vai ditando mas também pela sua escolha. Por isso qual o seu posicionamento?

✔️ Trabalhar a sua Marca Pessoal passa também pela comunicação das suas competências, do que o torna único, ao ponto das pessoas perceberem o seu valor e querem trabalhar consigo.

Não passa por criar uma personagem que precisa de alimentar na gestão das suas redes mas sim falar sobre o que realmente importa para si. Com tempo vai encontrar/criar a sua comunidade. Criar conteúdo para mostrar do que sabe e pode fazer, nem sempre é fácil deixo alguns tópicos/temas para o seu Plano de Comunicação para fevereiro:

☑️ 1 fevereiro – Novo Ano Chinês

☑️ 2 fevereiro – Reflexões sobre janeiro

☑️ 3 fevereiro – Partilhe o testemunho de Cliente/Equipa/Projeto

☑️ 4 fevereiro – Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

☑️ 5 fevereiro – Dia Mundial da Nutella

☑️ 6 fevereiro – Convide para fazerem parte da sua newsletter (no Linkedin, Blog, ou Website)

☑️ 7 fevereiro – Escreva um cartão a um amigo e use #nationalsendacardtoafriendday (escolha um estacionário bonito e escreva a alguém especial, que vai adorar receber, tenho a certeza!)

☑️ 8 fevereiro – Responda a perguntas frequentes e pode usar #faq #frequentlyaskedquestion #businessquestions 

☑️ 9 fevereiro – Partilhe algo sobre a área que trabalha

☑️ 10 fevereiro – Dia de Limpar o Computador

☑️ 11 fevereiro – Dia Mundial do Doente

☑️ 12 fevereiro – Dia de Darwin

☑️ 13 fevereiro – Dia Mundial da Rádio

☑️ 14 fevereiro – Dia de São Valentim

☑️ 15 fevereiro – Dia Internacional da Criança com Cancro

☑️ 16 fevereiro – Faça uma apresentação nas suas redes (muitas vezes acha que as pessoas o conhecem bem mas isso não acontece, partilhe alguma curiosidade sobre si)

☑️ 17 fevereiro – Partilhe dicas, sugestões, orientações (o que quiser chamar mas partilhe conhecimento ou experiência)

☑️ 18 fevereiro – Faça um Flashback Friday e pode usar #flashbackfriday #throwbackfriday

☑️ 19 fevereiro – Partilhe algum Freebie, os mais comuns eBooks, Guias, checklist, descontos, videos com conteúdo e decida a melhor forma de o disponibilizar (aqui depende muito do objetivo da sua Marca Pessoal) e pode usar #freebie #freebiealert 

☑️ 20 fevereiro – Faça uma revisão da semana e pode usar #weekinreview #weeklyreview #reflections #workgoals #businessgoals

☑️ 21 fevereiro – Dia Internacional da Língua Materna

☑️ 22 fevereiro – Dia do Pensamento

☑️ 23 fevereiro – Fale sobre um mito da sua área de negócio/profissão e pode usar #industrymyth #mythbusting #businesstips #businessinsights #businessadvice

☑️ 24 fevereiro – Partilhe uma historia de sucesso de um cliente, mesmo que não o possa identificar partilhe o que for passível para seja uma prova social do seu trabalho e pode usar #customersuccessstory #clientsuccess #customerwins #celebratethewins

☑️ 25 fevereiro – Partilhe uma dica/ideia de produtividade ou simplemente algo que funciona consigo. Pode usar #productivitytip #productivityhack #worktips #goalsetting #goalsetter

☑️ 26 de fevereiro – Partilhe um facto engraçado sobre si, um hobby, um acontecimento na sua vida, etc. E pode usar #funfacts #gettoknowme #hiddentalents #aboutme

☑️ 27 de fevereiro – Partilhe uma frase de motivação ou inspiração e pode usar #successmotivation #mindsetmatters #workmotivation #inspiringquote

☑️ 28 fevereiro – Faça a reflexão sobre o mês que termina e pode usar #workgoals #reflections #growthmindset #setgoals #embracegrowth

Estas são algumas, das muitas, formas possíveis de trabalhar a sua Marca Pessoal. De acordo com os seus objetivos, com a sua profissão, não deixe de fazer a gestão da sua Marca. Em fevereiro tem menos dias mas há muito a fazer! Espero que ajude.

Com carinho,

Raquel

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