No guia deste mês tenho boas e más notícias! Começamos pelas boas?
Se tem acompanhado este guia desde janeiro, provavelmente já identificará o seu posicionamento, ou seja, como gostaria de se posicionar no mercado de trabalho.
Sente que o seu serviço, projeto ou carreira segue o caminho certo para o objetivo que definiu, que o seu público entende melhor o valor que agrega? Excelente, então continue a desenvolver o processo de Personal Branding. Está no bom caminho!
Agora as más notícias… Sente que nada mudou na sua carreira? Ainda existe a dificuldade de passar as suas competências ao mercado onde atua? A sensação de estar perdido e não saber o que fazer com a sua carreira não é nada simpática. Mas eu vou ajudar!
Ontem em conversa com um cliente, chamar-lhe-ei Miguel, partilhava a sua insatisfação com a profissão que tem.
Descobriu o que realmente o apaixona fazer, e partilhava isto com alguma tristeza porque adora fotografia, aprendeu com os melhores e foi a melhorar a sua técnica que definiu a sua marca. Tudo aconteceu nos últimos anos sem pensar, fez tudo com o coração. Talvez por isso nunca deu uma oportunidade da fotografia ser a sua principal atividade.
Provavelmente a estratégia que definiu talvez não seja a mais correta. Precisa de um plano adequado de Personal Branding. Não adianta ter na lista os livros que quer ler, os cursos que quer assistir e adiar sempre quando chega a hora de fazer ou até de decidir.
É certo que muitos profissionais priorizam as razões emocionais. O Miguel falava da sua necessidade de cuidar e não faltar com a sua família. Tenho um excelente salário, sei que faço bem o meu trabalho e consigo ter uma disponibilidade para o meu filho e para a minha mulher, dizia ontem o Miguel. Sabem o que respondi? Ambos querem apenas que ele seja feliz, para pensar em todos os papéis sociais que tem na sua vida e avaliar o impacto de abrir esta oportunidade para a fotografia. Levou a Metodologia TO BE® para orientar e estruturar a sua Marca Pessoal e tornar uma decisão consciente. O Miguel sorria enquanto eu lhe ensinava a metodologia e partilhava que já pensara em alguns dos elementos, mas nunca desta forma. Agora sim, faz sentido pensar com estratégia na minha Marca Pessoal, dizia o Miguel.
Esta história repete-se muitas vezes, profissionais que abrem mão da felicidade e da realização pessoal e profissional apenas porque vivem em modo de sobrevivência. Não faça isso, existe mais para além deste modo vazio.
O que analisar em maio?
1. Estratégia. Identifique dois pontos, o ponto A onde está e o ponto B onde quer chegar. Determine a forma de lá chegar. Estratégia é mesmo isto planear e executar, considerandos os meios e os recursos que tem, para manter ou alcançar determina posição.
2. Conhecimento. Identifique as melhores referências nos temas ou competências que quer aprender. Defina um plano de ação com tempo e valores que investe. E mais importante ainda assuma o compromisso consigo.
Pense amplamente, crie algum afastamento das suas emoções para não influenciar a visão e o significado que quer atribuir à sua Marca Pessoal. Descubra a sua diferenciarão e faça o uso correto para se posicionar no mercado.
Correrá bem, com o Miguel sei que vai correr bem!
Com carinho,
Raquel