Estamos a chegar a Março, marcado pela intensidade dos acontecimentos recentes. Faz dois anos que a pandemia mudou as nossas vidas e agora iniciou-se uma guerra, que nos últimos dias invade, com rapidez feroz, o acreditar de alguma tranquilidade. Estamos ainda muito frágeis. Nem sempre é fácil contudo precisamos de reagir, deixar a primavera, que também chega e com ela a cor e a motivação de gritar ao mundo o seu posicionamento, que ao longo destes meses tem feito o seu caminho. Para continuar no caminho certo vamos refletir sobre o posicionamento.
Aprenda com o passado mas não fique lá!
Sente dúvidas no posicionamento que deveria ter no mercado de trabalho?
Pense onde a sua Marca Pessoal pode ser mais significativa? Encontre o seu espaço no mercado e, mais importante, na mente e no coração das pessoas.
☑️ Entenda o poder do posicionamento e de que forma defini-lo. Se o seu posicionamento for correto fica na mente das pessoas com quem trabalha.
☑️ Aprenda a se reposicionar com sucesso, atraindo as oportunidades certas para o seu futuro, e não para quem foi no passado.
☑️ Entenda quais as estratégias que pode usar para se diferenciar no mercado, escolher o público-alvo certo e sobretudo estar certo dos fundamentos que o definam.
Vou dar o exemplo do meu posicionamento:
Na Gestão de Recursos Humanos, qual o posicionamento que eu gostava de ter? Eu escolhi Gestão de Equipas, Liderança, Personal Branding e Employer Branding. Com os processos de Personal Branding veio a área da consultoria de Imagem e Style Coach (mas isto é uma outra história, noutra altura prometo que conto!). Os meus serviços ficam claros para os clientes que me contratam, entendem o valor que vou agregar ás suas empresas ou profissionais.
Nem sempre o posicionamento significa que seja uma especialização, pode ser generalista, contudo precisa de ser identificado para que seja claro. Com posicionamento feito, com as soft skills em constante desenvolvimento e com as hard skills sempre a atualizar, seguimos caminho para trabalhar a reputação.
Para definir o que lhe é importante pense nos seus valores, na sua missão, no seu propósito. Com isto vai trabalhar de forma estruturada o seu posicionamento, assim como clarificar qual a sua reputação. Lembra-se do feedback que conseguiu ter das pessoas que o conhecem profissionalmente? Está na altura de voltar a ler e refletir sobre a reputação que tem junto de quem o conhece. Quais são as características ou comportamentos que se repetem nos comentários que teve? Essas devem ter toda a sua atenção. E pode concluir que precisa de definir novo plano de desenvolvimento. Não tem problema, faz parte do caminho.
Sugestão de conteúdos/temas para comunicar a sua marca Pessoal em Março:
☑️ 1 março – Dia Mundial da Proteção Civil / World Compliment Day
☑️ 2 março – Reflexões sobre fevereiro
☑️ 3 março – Reflexão/Partilha sobre novo projeto
☑️ 4 março – Inspiração de sexta feira
☑️ 5 março – Partilha de um livro
☑️ 6 março – Dia da Oração / Partilha da dica da semana
☑️ 7 março – Frase de inspiração
☑️ 8 março – Dia Internacional da Mulher
☑️ 9 março – Testemunho de cliente
☑️ 10 março – Um dia na vida de…
☑️ 11 março – Tutorial/ Conselho/Dica sobre uma área que quer destacar
☑️ 12 março – Dia de Darwin
☑️ 13 março – Dia Mundial da Rádio
☑️ 14 março – Faça uma apresentação nas suas redes (muitas vezes acha que as pessoas o conhecem bem mas isso não acontece, partilhe alguma curiosidade sobre si)
☑️ 15 março – Dia Mundial dos Direitos do Consumidor
☑️ 16 março – Dia da Liberdade de Informação
☑️ 17 março – Dia de São Patrício
☑️ 18 março – Partilhe algum Freebie, os mais comuns eBooks, Guias, checklist, descontos, videos com conteúdo e decida a melhor forma de o disponibilizar (aqui depende muito do objetivo da sua Marca Pessoal) e pode usar #freebie #freebiealert
☑️ 19 março – Dia do Pai
☑️ 20 março – Dia Internacional da Felicidade
☑️ 21 março – Dia Mundial da Poesia / Dia Mundial da Árvore / Dia Europeu da Criatividade Artística
☑️ 22 março – Dia Mundial da Água
☑️ 23 março – Partilhe dicas de produtividade na sua área de negócio/profissão e pode usar #productivitytips #productivityhacks #goalsetting #getstuffdone #productivitytools
☑️ 24 março – Dia Nacional do Estudante
☑️ 25 março – Peça feedback sobre o conteudo que a sua comunidade prefere. Pode usar #feedback #customerfeedback #businessgrowth #businessmoves
☑️ 26 de março – Dia do Livro Português
☑️ 27 de março – Dia Mundial do Teatro
☑️ 28 março – Faça a reflexão sobre o mês que termina e pode usar #workgoals #reflections #growthmindset #setgoals #embracegrowth
☑️ 29 de março – Partilhe uma frase de motivação ou inspiração e pode usar #successmotivation #mindsetmatters #workmotivation #inspiringquote
☑️ 30 de março – Convide para inscrever na sua mailing list, explicando o que vai beneficiar
☑️ 31 de março – Dia Mundial do Backup
Março é o mês de identificar o que funcionou e o que precisa de melhorar na estratégia que utilizou nos últimos 3 meses. Trabalhar cada pilar do seu processo de Personal Branding evidencia o quão única sua Marca é no mercado, comunicando as suas soft e hard skills destacando assim a sua diferença. Tudo isto acrescenta valor à marca. A sua Marca Pessoal.
Com carinho,
Raquel