creative strategies for people

O que precisa de saber sobre Imagem Profissional

A imagem pode ser uma aliada, uma fonte de alegria e uma forma de elevar a vida profissional. Podemos (e devemos!) usar a imagem como forma de expressão da nossa identidade, quando faço consultoria de imagem para os meus clientes esse é o resultado final, identificar um estilo próprio, adequado a cada lifestyle, coerentes com as competências que pretende fazer brilhar e provocar no mercado de trabalho uma leitura. 

Muitos ainda acreditam que a imagem pessoal é um tema superficial. Desenganem-se. A imagem pode ser organizada e usada para comunicar quem somos, o que fazemos e como queremos ser identificados, na realidade o nosso lugar no mundo profissional. E quando o fazemos estamos em equilíbrio, não há a insegurança, os receios e a sensação de vazio de que tudo falha. 

O processo é complexo, mas quando iniciado torna-se parte do dia-a-dia. E aqui não vou usar as tendências como linha de orientação para criar a sua imagem. Se quer ser reconhecido no seu mundo profissional, existe uma série de técnicas que pode usar para que a notoriedade e a autoridade sejam conquistadas no seu pleno.

Como a imagem pessoal pode elevar a vida profissional?

Fotografia Love People | Personal Branding & Image Consulting

You will always be in fashion if you are true to yourself, and only if you are true to yourself.

Maya Angelou

Considero fantástica a liberdade de poder escolher as peças para comunicar conhecimento e reforçar as competências no mercado de trabalho. Aliás, parece um detalhe, contudo de grande importância e quase sempre negligenciada por grande parte dos profissionais. A boa noticia é que esta ideia preconcebida tem alterado nos últimos anos, sobretudo pelo público masculino. Eu explico melhor, até há bem pouco tempo a consultoria de imagem era considerada por muitos superficial, uma imagem produzida e assente num corpo que não era tratada desde o seu interior. Felizmente mudou.

Partilho duas ideias para que possa iniciar uma estratégia de elevação da sua presença profissional através da sua imagem. Sempre, sempre (volto a repetir) sempre de forma genuína. E porque destaco isto de forma tão repetida? É essencial que entenda a escolha das suas peças, qual o objetivo, porque as usa e o que sente que pode melhorar neste momento na sua imagem. São as peças, acessórios, as cores, combinação de padrões, enfim uma serie de pormenores que quando pensamos com mais cuidado entendemos que nem sempre é fácil encontrar o estilo que queremos mas afinal ainda não temos.

Fotografia Love People | Personal Branding & Image Consulting

1.     Espelho, espelho meu quais as minhas mais belas competências?

É uma pergunta que parece fácil, contudo afeta muitos profissionais na hora de responder. Precisa de identificar quais as competências que fazem brilhar o seu desempenho. São o brilho da sua marca pessoal e devem ser usadas como ferramentas chave para o sucesso da sua carreira. 

Faço esta ligação porque podemos optar por estilos mais criativos, clássicos ou desportivos mediante a sua resposta. Ou seja podemos criar uma maior ligação a equipas, pode ser usado para destacar algumas características no líder, podemos destacar a criatividade, a organização, a versatilidade, etc. Gosto de dizer que atitude é estilo. 

Não sabe a resposta? Faça essa reflexão e pode chegar à conclusão de que muitas destas competências estão escondidas num estilo confuso e sem impacto. Lembre-se o foco está em si e não nas peças. É o corpo que veste as peças e não o contrário. 

Fica a pergunta, hoje quais as competências que fazem brilhar o seu desempenho profissional?

 

Fotografia Love People | Personal Branding & Image Consulting

2.     Espelho, espelho meu qual como posso melhorar a minha imagem profissional?

São muitas as ferramentas que poderá aplicar. Saber identificar o seu tipo de corpo, identificar as peças que melhor favorecem, conforto e ao mesmo tempo reforçar a marca pessoal. Ser coerente. Provocar harmonia. Se pensa que vai gastar fortunas numa imagem profissional, está enganado. Faço a sugestão para uma conta simples…faça as contas de quanto gastou no último ano em todo o seu vestuário, acessórios, sapatos (para as mulheres as mil e quantas malas nunca usadas também contam!). Arrisco-me a dizer que não vai gostar do somatório. 

Pois bem, criar uma imagem profissional, definir um estilo de acordo com a sua função/identidade, com o seu objetivo de carreira e assente nas competências que quer fazer brilhar vai resultar em menos peças. 

Ao definir a sua imagem profissional vai aprender a fazer compras de forma sustentada, comprar apenas aquilo que realmente necessita. Vai aprender a sentir a confiança em si e não numa determinada peça ou até marca. Não precisa nada disso, lembre-se que atitude é estilo. O menos é mais e acredite que as vantagens são imensas, por isso fica a sugestão para uma reflexão mais profunda qual a imagem profissional que gostaria de ter? 

Com carinho,

Raquel

Partilhe este artigo com quem gosta e precisa de ler isto:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Artigos relacionados

sobre mim

people. style. design.

Gosto de conversas sentidas e com sentido.

Formação

Formação Online

Conheça agora as formações disponíveis para si.

DAY BY DAY AGENDA

Plan and Feel your Life.

A Day by Day Agenda é produzida no Porto. É uma agenda criada por mim para si. Conheça já em pormenor.

ARTIGOS RECENTES

categorias

SUBSCREVA A MINHA NEWSLETTER

Irá receber os últimos posts, estratégias e ferramentas!

Vamos falar?