Tom Peters deu início à revolução de Personal Branding com o artigo The Brand Called You, publicado em 1997 na Fast Company. Na altura foi visto como um artigo atrevido e perturbador pois alterava como até então os profissionais se viam e geriam as suas carreiras.
To be in business today, our most important job is to be head marketer for the brand called You.
Tom Peters
E fez história. Até hoje o processo de Personal Branding continua a ser trabalhado por vários especialistas, aplicado já por muitos profissionais que trabalham as suas marcas de forma brilhante, e não digo isto apenas numa visão internacional, são cada vez mais os profissionais em Portugal que entenderam o potencial que a sua marca acrescenta na sua carreira.
O que é o Processo de Personal Branding?
Vou simplificar a explicação do conceito. Podemos dizer que é a construção e gestão de marca pessoal e já reconhecido como fundamental para a estratégia de posicionamento de pessoas.
Assente em vários pilares, que ao serem trabalhados resultam com sucesso na sua carreira profissional:
- identidade
- reputação
- imagem
- posicionamento
- comunicação
You’re not defined by your job title and you’re not confined by your job description. Starting today you are a brand.
Tom Peters
5 estratégias para alcançar o sucesso de sua marca pessoal, segundo Tom Peters:
1. Aprendizagem
Na opinião de Peters, não importa quais as escolas que frequentou ou quão inteligente é. Se não apostar numa aprendizagem contínua a sua carreira vai acomodar-se. Isto aplica-se a qualquer profissional e qualquer área. Se acha que a sua carreira vai ter sucesso assente num diploma sem actualizar conhecimento, esqueça. Ou melhor sente-se confortavelmente porque a espera vai ser longa, simplesmente não acontece!
2. Inspiração diversa
Tente não se tornar um leitor de um único tópico. Este é um golpe de misericórdia para a criatividade, que se mostrou, de acordo com Peters, uma “coisa lateral, não uma coisa para cima e para baixo”. Em vez disso, amplie a sua visão, leia fora de sua área de trabalho, seja ficção, arte, jazz, arquitectura, moda ou o que quer que desperte seu interesse. Esta inspiração vai permitir ter uma nova visão de resolver problemas organizacionais ou mesmo até na forma como se vê.
3. Desempenho notável
Faça o que fizer, faça bem. Pode parecer óbvio, mas Peters aconselha que vá além de simplesmente fazer o seu trabalho e por isso será notado. Peters usa uma expressão que acho deliciosa “posso não ser o mais inteligente da sala mas sou sem dúvida o mais bem preparado”. Se até hoje algo correu mal no seu desempenho, pense como o fez, qual o seu compromisso para que o resultado tenha sido notável. Foi pouco? Então entende que não pode culpar ninguém, tem apenas de fazer diferente da próxima vez. E sem “mas” ou “porque” já ninguém aguenta.
When I go into a room, I’m often not the smartest person in the room by a long shot, but there is nobody who is better prepared than I.
Tom Peters
4. Networking
Faz o seu trabalho de foma notável e agora dê a mão á sua rede de Networking. A rede de Networking é importante para qualquer carreira. Mas assume papeis de diferentes formas. Alguns profissionais limitam as suas redes a um pequeno grupo de contactos, dentro das áreas que atuam mas a versão de rede de Peters amplia isso para que se torne uma “networking machine“.
Make sure you meet a lot of people and make a lot of friends. Go to some convention that has something to do with what you do for a living. Spread your network both in depth and breadth. I don’t think most people do that with quite the passion they need to in order to survive in today’s world.
Tom Peters
5. As relações importam
Nesta era de pandemia COVID-19, como se comporta é mais importante do que nunca. Como Peters defende a decência para com os outros seres humanos é sem dúvida a assinatura mais importante. Peters recomenda que as pessoas estudem humanidades. Aprender sobre as pessoas, numa era próxima onde a inteligência artificial fará o trabalho detalhado, precisamos de Humanistas para gerir pessoas. Avalie como está o seu lado humano, como se coloca na relação, como a sente e o que faz sentir nos outros. Esta é uma altura critica para saber qual a sua posição nas relações humanas, e determinante num processo de Personal Branding.
Estas são 5 estratégias, defendidas por Tom Peters, como forma de iniciar/desenvolver o seu processo de Personal Branding, ter sucesso na sua carreira mas acima de tudo tornar-se num ser humano melhor.
Obrigada Tom Peters por toda a inspiração, e que me acompanha desde 1994, data que iniciei os meus estudos na gestão das Pessoas.
Com carinho,
Raquel