creative strategies for people

Personal Branding. 5 Estratégias para aplicar.

Tom Peters deu início à revolução de Personal Branding com o artigo The Brand Called You, publicado em 1997 na Fast Company. Na altura foi visto como um artigo atrevido e perturbador pois alterava como até então os profissionais se viam e geriam as suas carreiras.

To be in business today, our most important job is to be head marketer for the brand called You.

E fez história. Até hoje o processo de Personal Branding continua a ser trabalhado por vários especialistas, aplicado já por muitos profissionais que trabalham as suas marcas de forma brilhante, e não digo isto apenas numa visão internacional, são cada vez mais os profissionais em Portugal que entenderam o potencial que a sua marca acrescenta na sua carreira.

O que é o Processo de Personal Branding?

Vou simplificar a explicação do conceito. Podemos dizer que é a construção e gestão de marca pessoal e já reconhecido como fundamental para a estratégia de posicionamento de pessoas.

Assente em vários pilares, que ao serem trabalhados resultam com sucesso na sua carreira profissional:

  • identidade
  • reputação
  • imagem
  • posicionamento
  • comunicação

You’re not defined by your job title and you’re not confined by your job description. Starting today you are a brand.

5 estratégias para alcançar o sucesso de sua marca pessoal, segundo Tom Peters:

1. Aprendizagem

Na opinião de Peters, não importa quais as escolas que frequentou ou quão inteligente é. Se não apostar numa aprendizagem contínua a sua carreira vai acomodar-se. Isto aplica-se a qualquer profissional e qualquer área. Se acha que a sua carreira vai ter sucesso assente num diploma sem actualizar conhecimento, esqueça. Ou melhor sente-se confortavelmente porque a espera vai ser longa, simplesmente não acontece!

2. Inspiração diversa

Tente não se tornar um leitor de um único tópico. Este é um golpe de misericórdia para a criatividade, que se mostrou, de acordo com Peters, uma “coisa lateral, não uma coisa para cima e para baixo”. Em vez disso, amplie a sua visão, leia fora de sua área de trabalho, seja ficção, arte, jazz, arquitectura, moda ou o que quer que desperte seu interesse. Esta inspiração vai permitir ter uma nova visão de resolver problemas organizacionais ou mesmo até na forma como se vê.

3. Desempenho notável

Faça o que fizer, faça bem. Pode parecer óbvio, mas Peters aconselha que vá além de simplesmente fazer o seu trabalho e por isso será notado. Peters usa uma expressão que acho deliciosa “posso não ser o mais inteligente da sala mas sou sem dúvida o mais bem preparado”. Se até hoje algo correu mal no seu desempenho, pense como o fez, qual o seu compromisso para que o resultado tenha sido notável. Foi pouco? Então entende que não pode culpar ninguém, tem apenas de fazer diferente da próxima vez. E sem “mas” ou “porque” já ninguém aguenta.

When I go into a room, I’m often not the smartest person in the room by a long shot, but there is nobody who is better prepared than I.

4. Networking

Faz o seu trabalho de foma notável e agora dê a mão á sua rede de Networking. A rede de Networking é importante para qualquer carreira. Mas assume papeis de diferentes formas. Alguns profissionais limitam as suas redes a um pequeno grupo de contactos, dentro das áreas que atuam mas a versão de rede de Peters amplia isso para que se torne uma “networking machine“.

Make sure you meet a lot of people and make a lot of friends. Go to some convention that has something to do with what you do for a living. Spread your network both in depth and breadth. I don’t think most people do that with quite the passion they need to in order to survive in today’s world.

5. As relações importam

Nesta era de pandemia COVID-19, como se comporta é mais importante do que nunca. Como Peters defende a decência para com os outros seres humanos é sem dúvida a assinatura mais importante. Peters recomenda que as pessoas estudem humanidades. Aprender sobre as pessoas, numa era próxima onde a inteligência artificial fará o trabalho detalhado, precisamos de Humanistas para gerir pessoas. Avalie como está o seu lado humano, como se coloca na relação, como a sente e o que faz sentir nos outros. Esta é uma altura critica para saber qual a sua posição nas relações humanas, e determinante num processo de Personal Branding.

Estas são 5 estratégias, defendidas por Tom Peters, como forma de iniciar/desenvolver o seu processo de Personal Branding, ter sucesso na sua carreira mas acima de tudo tornar-se num ser humano melhor.

Obrigada Tom Peters por toda a inspiração, e que me acompanha desde 1994, data que iniciei os meus estudos na gestão das Pessoas.

Com carinho,

Raquel

Partilhe este artigo

Artigos relacionados

sobre mim

liderança. personal branding. imagem profissional.

PROGRAMA PERSONAL BRANDING & IMAGEM PROFISSIONAL

Guia prático para desenvolver a sua marca e imagem profissional

DAY BY DAY AGENDA

A agenda que trabalha a sua Marca Pessoal.

A Day by Day Agenda é produzida no Porto. É uma agenda de autor criada para ajudar a trabalhar a sua Marca Pessoal.

ARTIGOS RECENTES

categorias

Ao aceitar a política de cookies deverás ter em consideração que a utilização de cookies possibilita a personalização da utilização e a apresentação de serviços e ofertas adaptadas ao teu interesses. Podes alterar as tuas definições de cookies a qualquer altura.

SUBSCREVA A MINHA NEWSLETTER

Irá receber os últimos posts, estratégias e ferramentas!

Vamos falar?