Cada vez mais tem sido um tema, muitas vezes procurado pelas próprias associações de estudantes, a esclarecer e procurar ferramentas concretas para desenvolver a Marca Pessoal enquanto estudantes. Pois é, isto não é apenas um tema para profissionais que já estão no mercado, mas sim que deveria ser ensinado durante a vida académica. Talvez um dia aconteça!
O estudante não sabe muitas vez como comunicar com o mercado de trabalho, porque nem sabe tão pouco sobre a sua proposta de valor. É importante entender que todo o processo de Personal Branding deve ser iniciado o quanto antes.
Está no primeiro ano da faculdade? Excelente, então continue a ler este artigo.
Está no último ano da faculdade e só pensou na sua Marca Pessoal porque alguém lhe pediu um Curriculum Vitae? Então leia todo o artigo e comece a aplicar todos os passos com urgência!
Life isn’t about finding yourself. Life is about creating yourself.
George Bernard Shaw
Conheço muitos estudantes que já sabem o que querem fazer, que tudo parece correr bem durante a vida académica. Não são a maioria, arrisco-me a dizer. Por outro lado, o que vejo em grande parte dos estudantes é a dúvida na escolha feita, o medo de não ser aceite no mercado de trabalho, a insegurança do que realmente sabem fazer e a necessidade extrema de agradar outros.
Podemos dizer que é a sorte que determina estes dois estados tão diferentes no estudante? Talvez, mas acredito que não seja o único fator. Defendo que para complementar o conhecimento que se cria nos estudantes deve ser feita esta ponte para a “selva” do mundo corporativo. E como não são preparados o medo instala-se. Boa noticia de tudo isto? Pode apostar no seu desenvolvimento pessoal, aprender a usar a sua Marca Pessoal, o quanto antes, para que se prepare.
Criei uma lista de questões/reflexões, que enquanto estudante, deve reponder para entender a visão da sua Marca Pessoal. Acima de tudo começar a sentir a sua marca pessoal.
- A Missão. A Paixão.
- Soft Skills. A sua diferenciação.
- Goste de si. A confiança é a chave.
- O que sabe sobre si?
- Hard Skills. Ser mais do que um perfil de competências.
- A carreira nas suas mãos. Carreira? Mas afinal o que quero fazer?
- Pequenos rituais que descrevem quem é.
- Pitch. Limite da lógica e o poder da paixão.
- Antes de pensar no CV pense onde quer chegar.
- Conhecer as novas tendências dos recrutadores.
- Respostas perfeitas? As suas! mas precisam de ser sentidas e não criadas.
- Networking. Cuidar da sua rede de contactos o quanto antes.
- Social media. Usar como vantagem e não como desvantagem.
- Comunicar no palco da vida quem é.
- O futuro é seu. Planear a visão da sua Marca Pessoal com planos de ação.
Se sentiu dúvidas ao ler todos estes tópicos saiba que é normal. É um caminho de transformação da sua vida profissional e de descoberta para se desenvolver pessoalmente. Primeiro passo está dado de o iniciar, venha o resto de todo o processo para atingir os objetivos que definiu.
Com carinho,
Raquel