Personal Branding é usado nas empresas? Como assim???!??!?!?
Pode ser sim. E digo já, cada vez mais a gestão de topo entende a vantagem de o usar, sem medo que a sua equipa vá embora. Porque se tiverem que ir, com toda a certeza que a razão não será porque aprenderam a usar a sua Marca Pessoal.
Venha comigo na leitura desta newsletter que eu explicarei melhor!
Já agora para relembrar, o processo de Personal Branding não se aplica apenas a quem procura uma mudança de trabalho, quem quer entrar no mercado de trabalho, é sempre esta ligação que se faz quando se fala neste tópico. Então oiço alguém dizer: eu não preciso de nada disto, estou na mesma empresa e não pretendo mudar, apesar de estar cansado/a do que faço, mas a vida é mesmo assim não é? Tenho que confessar que muitas vezes fico em silêncio a tentar perceber se esta pessoa tenta convencer-me a ou a ela própria. Acredito que seja mesmo para ouvir alguém dizer que sim que é normal. Não o posso dizer porque não é normal para mim, que trabalho há mais de 20 anos com equipas, essa visão seja normal. Vejo e trabalho transformação, mudança e para isso usamos todas as ferramentas que temos disponíveis, e convínhamos serem tantas.
Pode e deve ser usada nas empresas como ferramenta de Employer Branding. Numa primeira leitura pode parecer estranho, tradicionalmente o gestor pensaria, mas eu vou fazer um processo de Personal Branding para a pessoa ir para outra empresa? Talvez, se não estiver feliz com o que faz ou com as condições que tem. E note que condições não se referem apenas a condições salariais.

Como pode ser usado um processo e Personal Branding em empresas?
- É um processo e como tal deve inicialmente ser medido por cada elemento da equipa, vantagens conseguimos identificar se alguma das causas de insatisfação tem razões pessoais ou mesmo profissionais. Torna-se mais fácil de ver com clareza, influenciando a falta de compromisso e uma consequente entrega de menor qualidade. Partilho um modelo de Análise de Processo de Personal Branding, que uso com os meus clientes, medimos o estado atual e com o plano de ação para cada pilar identificamos o objetivo a atingir. Devem definidos KPI´s com o participante e acompanhados, no mínimo, aos longo de 2 meses, com sessões posteriores de follow up.
- Todos os profissionais mudaram, os clientes mudaram e as empresas aprenderam nos últimos anos a dar respostas mais incisivas a estas questões. Ou pelo menos algumas tentam. Assim, trabalhar desenvolvimento pessoal tornou-se essencial, eu diria a todas as áreas de negócio como base para qualquer plano de formação. E espera-se que este seja uma aprendizagem real, com evidenciais de transformação e mudança em cada um. Nada melhor do que todos temos em comum: a nossa Marca. Ensinar como pode desenvolver a sua marca e o que realmente representa é valorizar as competências e contribuir para uma ligação mais forte com a empresa, projetos e pessoas.
- O poder do conhecimento individual é enorme e quando estimulado como parte integrante da cultura da organização, temos de facto profissionais informados, em desenvolvimento e desenvolvemos necessariamente talento. Muitas empresas ainda não fazem com medo de perder o seu talento para a concorrência. Sabem o que tem acontecido? Perdem na mesma e sem qualquer hesitação na hora da decisão. Hoje o profissional é retido onde se sente valorizado, reconhecido, onde o foco são mesmo as Pessoas e não as ações para o Wall of Fame.
- Gosto muito neste processo de pedir ao profissional para identificar/criar/desenhar um logótipo que represente a sua Marca Pessoal, um exercício simples que conseguimos prototipar e fazer ligação com grande parte dos pilares do processo, ou seja: identifica o logótipo, identifica como se deve posicionar, qual a imagem profissional que reforça a comunicação. O resultado é brilhante, acreditem, pela descoberta pessoal e do caminho de transformação profissional que se inicia.
Estou certa que estes exercícios vão ajudar, e se quiser ter mais informação como poderia fazer um processo de Personal Branding na sua empresa, fica o convite para conversarmos, deixo aqui os meus contactos.
Com carinho,
Raquel