creative strategies for people

Personalidade de Estilo. Homem (1/2)

Já deve ter sentido dúvida em definir o seu estilo, ou até que esta questão lhe retira energia quando de manhã tem que escolher as peças que vai vestir. É normal. Muitas das vezes não há uma perceção consciente da personalidade do seu estilo. E quando digo isto não tem a ver com tendências mas sim a forma que define a sua personalidade e como a comunica na sua vida profissional.

É natural que se identifique com vários estilos, dependendo dos contextos onde está inserido e contudo sente-se bem com todos. O desafio está em encontrar as peças que melhor o caracterizam e as utilizar como ferramenta para comunicar as suas competências, assim como a sua personalidade.

Quando escolhe o seu armário cápsula, deve considerar o seu tipo de corpo, a sua personalidade de estilo e qual o posicionamento e reputação que quer assumir no seu processo de Personal Branding.

Assim, o seu estilo deixa de ser um problema e passa a ser um aliado no seu dia a dia profissional, respeitando sempre a sua personalidade.

Clothing is a form of self-expression. There are hints about who you are in what you wear.

Marc Jacobs

5 Personalidades de estilo. Quer saber qual a personalidade do seu estilo?

☑️ Natural_ O conforto está no topo das suas escolhas, gosta de usar jeans e não se sente bem em roupas mais formais, tem cuidado na escolha dos materiais que usa onde dá prioridade a matérias primas naturais. É prático e por isso consegue arranjar-se de forma muito rápida mas não quer dizer que seja organizado. Pode ter dificuldade quando precisa de sair da zona de conforto, principalmente se existem funções de liderança.

🗯 Sugestão_ Deve procurar dentro deste estilo algumas peças com mais impacto, visibilidade ou até verticalidade, por exemplo blazer com estrutura desconstruida (ombreira fina e sem forro) que são muito confortáveis e que as suas linhas retas são dar um up fantástico!

 

☑️ Criativo_ Adora divertir-se com o seu guarda-roupa, por isso escolhe peças coloridas e arrojadas que por si só são um statement da sua personalidade. Não precisa da aprovação de outros nos seus looks porque sente segurança nas peças que escolhe. Normalmente profissionais ligados a funções de design, arte, escrita ou música identificam-se com este estilo.

🗯 Sugestão_ Como são adeptos de cor devem usar de forma estratégica com base na Psicologia da Cor e comunicar de forma intencional. Usar cores claras aproxima os seus interlocutores e as cores escuras criam mais afastamento. Vale a pena dar uma vista de olhos ao seu armário e ver as cores que dominam, just in case!

 

☑️ Clássico_Gosta de usar fatos e sente-se bem com roupas formais. Raramente usa jeans e quando tem necessidade de estar em contexto de trabalho mais informal tem muita dificuldade como se deve vestir. Precisa de se sentir seguro e por isso não corre riscos! Muito organizado e metódico nas suas escolhas e na sua rotina grooming.

🗯 Sugestão_ Pode em algumas situações sentir-se um pouco mais velho do que é na realidade e mediante a cultura organizacional onde está inserido talvez deva considerar incluir alguns looks mais leves e que possam permitir uma maior proximidade com os seus interlocutores, respeitando sempre a sua personalidade.

 

☑️ Romântico_Tem muito cuidado com a sua aparência por isso todos os detalhes contam. Tem em conta os acessórios que usa, e valoriza o tempo que despende na sua rotina de groming, aliás é algo que lhe dá prazer e considera como auto-cuidado. Normalmente são homens muito confiantes com a sua imagem e por isso valorizam a qualidade dos materiais da suas peças e nunca a quantidade. Sabem vestir-se de forma adequada para cada ocasião e acreditam que o sucesso da imagem está em cada detalhe, por isso é comum usarem echarpes e lenços de bolso.

🗯 Sugestão_ Deve manter a organização do armário para saber exatamente as peças que possui e não cair no erro de usar os looks que mais gosta e se sente seguro. Criar um armário cápsula profissional é uma boa opção para poupar tempo.

 

☑️ Dramático_Segue as últimas tendências da moda, gosta de marcar presença e ser o centro das atenções. Tem o culto do corpo por isso gosta de o mostrar para se sentir seguro e com poder na imagem. Não considera o conforto ou a praticabilidade das peças em prol do impacto da imagem. Gosta de fazer compras e normalmente tem o armário cheio de peças porque não resiste ao impulso. Tem cuidado com a sua rotina de groming e usa sempre um corte de cabelo atual. Valoriza a segurança que a sua imagem lhe dá, o que faz com que leve a muito a sério este assunto.

🗯 Sugestão_ Deve ter em conta os impulsos de compra e considerar os sinais se está a comprar em demasia. Fique atento. O seu corpo liberta dopamina, um químico que o faz sentir feliz, neste caso quando compra algo. Leve a sério a oniomania, é um distúrbio progressivo e muitas vezes ignorado. Outra sugestão é que deve pensar em todas as suas competências que existem para além da sua imagem pessoal. Todo o ser humano têm um dom, muitas vezes não é valorizado. Isto para evitar o excesso de importância que pode atribuir ao seu corpo e na sua imagem. Se tudo isto está equilibrado então está tudo bem!

Não há estilos certos ou errados, bonitos ou feios, tem tudo a ver com a sua personalidade, como quer comunicar e interagir no meio profissional em que está integrado.

Identificou a sua Personalidade de Estilo? Espero que sim!

Se ficou ainda mais confuso e sente que a sua imagem não reflete de todo a sua personalidade pode fazer um Teste de Personalidade de Estilo comigo aqui e descobrir quais as sugestões mais adequadas para si, tendo em conta o seu corpo, o seu estilo de vida e as as suas skllis.

Com carinho,

Raquel

Partilhe este artigo com quem gosta e precisa de ler isto:

Artigos relacionados

sobre mim

people. personal brander. style coach.

Gosto de conversas sentidas e com sentido.

DAY BY DAY AGENDA

A agenda que trabalha a sua Marca Pessoal.

A Day by Day Agenda é produzida no Porto. É uma agenda de autor criada para ajudar a trabalhar a sua Marca Pessoal.

ARTIGOS RECENTES

categorias

SUBSCREVA A MINHA NEWSLETTER

Irá receber os últimos posts, estratégias e ferramentas!

Vamos falar?