creative strategies for people

Personalidade e Estilo. Faça o teste para descobrir o seu.

A imagem pode, e deve ser uma forma de expressão própria, mais do que isso é descobrir que é e principalmente o que quer ser, como quer que a sua marca pessoal comunique.

Definir um estilo próprio, assente nas competências, imagem e reputação que quer ter no mercado de trabalho torna-se possível quando define a sua imagem profissional. 

Ao iniciar um processo de Imagem Profissional, vai aprender como mostrar e usar a sua imagem para elevar de forma brilhante as suas competências técnicas e pessoais. A imagem é um aliado, não um inimigo e deve ser usada de forma estratégica para beneficiar a sua carreira. O poder da elevação que a imagem traz à sua vida profissional é imenso e está nas suas mãos querer usá-lo.

Com 2021 a chegar é a altura ideal de repensar a sua imagem profissional. Vou ajudar

Style is a way to say who you are without having to speak.

Rachel Zoe

São tantas as coisas que podem influenciar um estilo, que nem estamos conscientes dessa influência. São as cidades que gostamos, é a decoração da nossa casa, são as nossas peças preferidas, são os nossos interesses e claro a nossa personalidade.

Fotografia Love People | Personal Branding & Image Consulting

É apenas um alerta para se repensar, esta questão é bem mais complexa do que possa pensar e à medida que vai aprofundar as escolhas do seu armário, vai dar solução aos sentimentos de insegurança, de desmotivação que muitas vezes assombram na hora de vestir. Daí a importância de entender a sua personalidade e usar o estilo para o comunicar com segurança, com conforto e com a diferença de se tornar única. 

Aqui não há respostas certas, existem sim fatores que podem influenciar a suas escolhas, e que ao longo do tempo vão variar, com o facto de também as suas influências mudarem, as suas vontades, o seu amadurecimento. 

Pense nestes fatores:

– As suas competências pessoais;

– O seu processo de Personal Branding;

– A sua profissão;

– A empresa, ou projeto que está ligada, qual a cultura organizacional, qual a área de negócio, quem são as pessoas com que tem de trabalhar ou até mesmo quem é o seu cliente.

– No que gosta. Olhe para si, no espelho e imagine qual o último look que usou que a fez sentir segura, confortável, que criou impacto e que se sentiu notada da forma como quer ser vista. Gostou do que viu? Vamos manter essa sensação, provavelmente o que usou estava em grande equilíbrio com a sua personalidade. E quando sabe escolher de forma consciente, vai aumentar a sua segurança e o seu bem-estar de forma natural.

To me, clothing is a form of self-expression. There are hints about who you are in what you wear.

Marc Jacobs

Considerando os 7 estilos universais, vamos fazer a ligação com a sua personalidade. Como estamos a analisar com a Imagem Profissional, escolha uma ou duas das afirmações que melhor a descrevem nas combinações de roupa que usaria ou baseie a sua seleção na sensação da roupa que usa atualmente ou que gostaria de ter.

1. Gosto de me vestir de forma casual, adoro o conforto, opto por peças que são fáceis de cuidar e a facilidade de cuidar das roupas. Posso dizer que opto por um look casual, confortável, simples, acessível e fácil.

2. Sou organizada e prática. Compor peças que sejam versáteis, com uma grande preocupação pela qualidade. Sei bem que quantidade não é sinonimo de qualidade. e prefiro ter no meu armário menos peças, mesmo que implique um maior investimento financeiro. Posso dizer que opto por um look intemporal, profissional, elegante e sofisticado.

3. Sou espirituosa, gosto de me expressar através das minhas peças, adoro peças originais e não tenho problema algum em as usar. Posso dizer que opto por um look eclético, espirituoso, invulgar e até mesmo único.

4. Sou ousada e gosto de me destacar na multidão, gosto que a minha presença tenha impacto. Posso dizer que opto por um look ousado, impressionante, forte, confiante que se destaca.

5. Sou sensível, gentil e solidária. Adoro detalhes nas peças que escolho, raramente não tem um apontamento delicado e elegante de renda, franzidos ou folhos. As minhas escolhas são feitas com base no toque/composição dos tecidos, é muito importante ser macio, agradável quando toca no meu corpo. Posso dizer que opto por um look onde gosto de destacar o meu lado gentil, calmo, sensível e feminino.

6. Eu sou magnética e gosto de atenção, uso roupas para destacar meu corpo. Opto por roupas que marcam o meu corpo porque sei que vão destacar a minha presença com o meu corpo incrível. Posso dizer que opto por um look que me faz sentir magnética, emotiva, atraente e sensual.

7. Eu sou culta e equilibrada. Adoro o meu estilo de vida com roupas elegantes e modernas. Posso dizer que opto por um look onde destaco as minhas escolhas modernas, adoro peças básicas com acessórios ousados e contemporâneos.

Já escolheu? Identificou-se com mais do que uma? É normal, mediante a situação/contexto podemos ter mais do que um estilo, e sabemos que a nossa personalidade se vai adaptar ao ambiente onde estamos. 

Agora que muitas profissões estão a descobrir as melhores práticas em teletrabalho, é importante que não se esqueça de si. Lá porque está a trabalhar em casa não quer dizer que o pijama o chinelo sejam a inspiração do dia. Não! Nada disso, crie precisamente um novo estilo a estas novas condições, vai ver resultados no seu desempenho. Acredite, tenho trabalhado isto com muitas empresas. 

Divirta-se e descubra qual o estilo que melhor a define. Não pense nas tendências, ou na influência de outros, pense apenas em si. No seu Estilo.

 

Com carinho,

Raquel

Partilhe este artigo com quem gosta e precisa de ler isto:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Artigos relacionados

sobre mim

people. style. design.

Gosto de conversas sentidas e com sentido.

Formação

Formação Online

Conheça agora as formações disponíveis para si.

DAY BY DAY AGENDA

Plan and Feel your Life.

A Day by Day Agenda é produzida no Porto. É uma agenda criada por mim para si. Conheça já em pormenor.

ARTIGOS RECENTES

categorias

SUBSCREVA A MINHA NEWSLETTER

Irá receber os últimos posts, estratégias e ferramentas!

Vamos falar?