O nome não podia ser mais bonito, assim como este projeto que simplesmente A D O R O! Criei a Love People em 2014, e desde então que nascerem marcas pessoais distintas, brilhantes, únicas, fantásticas e acima de tudo genuínas.

Este projeto também me fez descobrir que poderia fazer outras coisas que, no início da minha carreira nunca me imaginei fazer. Procurei feedback, aprendo com os erros, com vitórias, às vezes com lágrimas, muitas vezes com sorrisos, o meu caminho está a ser feito. Não é um processo estanque, está em permanente evolução de tendências, de conceitos e de aprendizagem.

Tenho sorte, muita sorte de poder ajudar a criar a identidade das marcas dos meus clientes. Já perdi a conta das marcas pessoais que ajudei a criar, projetos que nasceram e que vejo crescer. São um orgulho. Aqui o cliente deixa de ter um registo formal, porque todo o processo é íntimo e intenso no seu todo. Nunca falo deles, pela confidencialidade que este trabalho exige, mas são marcas bonitas, pessoas bonitas que se cruzaram na minha vida. Todos eles sabem o respeito e admiração que lhes tenho, mas é sempre bom relembrar!

Todo o processo de Personal Branding toca em inúmeras vertentes para que o cliente identifique o seu próprio capital humano. Definir uma visão e missão para que saiba para onde e como vai.

Escrever o statement da missão, pode ser um desafio, ou porque ainda não estão identificadas as competências certas a usar ou eventualmente a trabalhar, ou até mesmo porque às vezes precisamos de parar a mente, de forma a definir metas e objetivos.

Esta viagem começa muitas vezes na incerteza do que se quer e a minha função é guiar o cliente. Para mim não chega criar marcas bonitas, é necessário identificar para onde, como e com quem. Refletir sobre a reputação que quer ter no mercado de trabalho, não num registo falso muito pelo contrário! É um trabalho de dentro para fora. Defendo que as marcas que nascem numa estrutura sólida de valores e transparência são as que atingem o sucesso. Porque são genuínas. Quando o profissional não se cria desta forma tem dois resultados, ou fica pelo caminho, ou com um desempenho medíocre. Falta a essência. A ética e valores são o modus operandi. Sempre.

Reinventar o trabalho e a vida pode ser uma oportunidade para ter uma perspetiva diferente do futuro. Com o foco nas decisões e nos resultados que pretendem, surge o momento ideal de refletir sobre a vossa marca, sobre o poder que podes ter ao usa-la. É tua e vai ser sempre.

Ao refletir sobre a razão de gostar tanto do projeto da Love People, recuei em todo o meu percurso de vida. Pela minha formação académica em Gestão de Recursos Humanos vem o conhecimento para desenvolver competências não só nas equipas com quem trabalho, mas num primeiro momento as minhas. Depois vem a tendência de olharmos para os profissionais de forma individual, com que as suas competências poderiam contribuir de forma tao decisiva nos negócios. As empresas não tinham em conta esta força e nem o próprio profissional, Hoje em Portugal já é comum todo o profissional iniciar este processo de criação e de desenvolvimento da marca pessoal. Vai ser o mapa da carreira, dos sonhos e desejos.  Estas competências devem ser permanentemente trabalhadas e estruturadas para abraçar os desafios que acontecem. Só assim pode ser, uma nova visão que começa sempre incerta. Mais tarde a Gestão integrada criou bases de planeamento e definição de estratégia mais sólidas. Criar uma marca pessoal precisa de definir competências, planeamento e estratégia. Sempre.  Muda apenas o foco, precisa de identificar o seu potencial e desenvolver o que precisa.

A importância da imagem está intimamente ligada com a nossa vida. Sempre gostei de moda, não num registo de tendências, mas existia uma admiração muito particular pela área. Fiz formação em consultoria de imagem e, voilá percebi a razão escondida! O meu avô paterno era alfaiate, cresci naquele atelier a ver nascer verdadeiras obras de engenharia, sim, porque acreditem que um fato é mesmo uma obra de arte. Aprendi que a imagem genuína não nasce de tendências, cada um pode ser o seu próprio stylist, o desafio é encontrar a identidade para a saber comunicar. Aprendi o protocolo de criar a medida do cliente um produto/serviço que vai vestir, aqui neste caso o impacto que tem na vida do meu cliente. É notável ver a ligação da imagem e com a marca que se cria. Muda a perspetiva que se tem da vida profissional, e pessoal necessariamente, assim como o significado que se passa a dar a todos os detalhes.

O processo é assente em técnicas e ferramentas criadas para elevar a tua marca, a tua imagem e que a tua vida seja, e em resultado, bem-sucedida de forma mais feliz e tranquila.

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